Geral

HGV realiza 1ª trombectomia mecânica por meio da Linha de Cuidado ao AVC

O procedimento consiste em uma técnica minimamente invasiva que visa a remover o coágulo causador do AVC.

21 de julho de 2023 às 09:20
2 min de leitura

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) alcançou um marco importante na área da saúde ao realizar, na última quinta-feira (20/07), a 1ª trombectomia mecânica no tratamento de AVC agudo.

1ª trombectomia mecânica no HGV - Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Esse procedimento inovador foi realizado na sala de hemodinâmica do hospital e consiste em uma técnica minimamente invasiva, onde um coágulo responsável pelo AVC é removido de forma eficaz utilizando materiais específicos.

O paciente chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, em Teresina, e foi atendido dentro da janela terapêutica de 4 horas após o início dos sintomas, o que é crucial para o sucesso do tratamento.

“É um procedimento avançado que só é realizado no HGV no contexto do SUS. O estado está mostrando que é capaz de evitar mortes, sequelas e incapacidades usando tudo que está disponível no mundo”, afirma Romilto Pacheco, médico neurointervencionista e coordenador das linhas de cuidados do AVC da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

O Piauí é reconhecido como referência no tratamento de AVC graças à implantação do programa Linhas de Cuidado do AVC e do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio). Através desses serviços, equipes de teleassistência em neurologia e cardiologia estão disponíveis 24 horas para discussão de casos, colaborando com a regulação, equipes do Samu e unidades hospitalares.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca mais uma conquista significativa do HGV, que se consolida como o maior hospital público do estado e referência em procedimentos de alta complexidade.

“Mais um grande feito do HGV, o maior hospital público do estado é referência em procedimentos de alta complexidade”, ressalta o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas