Geral

HGV realiza 1ª cirurgia para retirada de placa na veia carótida com paciente acordado

Paciente teve um AVC e precisava passar por um procedimento para remover a placa que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida para cérebro.

14 de setembro de 2023 às 14:51
1 min de leitura

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou a primeira cirurgia para a retirada de placa de gordura na veia carótida, que fica localizada na região do pescoço, com paciente acordado. O paciente possui 60 anos, passa bem, e já recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Hospital Getúlio Vargas (HGV)Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Segundo o cirurgião vascular Rodrigo Norões, o paciente teve um AVC e precisava passar por um procedimento que consiste em remover a placa que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida para o cérebro.

“Fizemos uma incisão no lado do pescoço sobre a artéria carótida afetada. A artéria foi aberta e a placa removida. Após retirada da placa, a artéria foi fechada restaurando o fluxo de sangue normal para o cérebro. Optamos pela técnica do paciente acordado devido à melhor monitorização do paciente estando acordado", disse o médico.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o HGV se consolida como referência em alta complexidade no Piauí. “O HGV é uma referência no estado em diversos serviços de alta complexidade e a nossa meta é ampliar cada vez mais”, disse o gestor.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas