Geral

Governo reabre hospital de campanha em Parnaíba após aumento de casos

A nova unidade de saúde funciona como um anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

12 de abril de 2021 às 09:06
2 min de leitura

Nesta segunda-feira (12) o Governo do Estado, reabriu o hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima, localizado em Parnaíba. A medida aconteceu após o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) atingir a lotação de 100% dos leitos para Covid. A unidade de saúde funciona como um anexo do HEDA, e já começou a atender pacientes que estão fazendo tratamento contra a Covid-19.

Foram instalados pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) 20 leitos clínicos e 10 UTIs exclusivas para o tratamento da doença, além da instalação de um tanque de oxigênio que permite um reforço na estrutura do hospital.

Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima já recebeu pacientes - Foto: Sesapi

"Desde o começo da pandemia o Governo do Estado vem fazendo diversas ações de enfrentamento à doença em Parnaíba. Implantamos o programa Busca Ativa, instalamos barreiras sanitárias, reforçamos os leitos no HEDA, e abrimos a Promédica. Agora a população conta com mais 30 leitos no Hospital Nossa Senhora de Fátima", informou secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A transferência de pacientes para a unidade de saúde já começou na noite de domingo (11). "Uma de nossas primeiras preocupações foi em relação ao oxigênio, visto que em alguns lugares houve crises por falta do produto, então para podermos abrir tomamos a providência de instalação desse tanque", afirmou Florentino Neto.

O hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima foi aberto inicialmente em 2020, mas após uma redução nos casos de Covid, foram desativadas as suas atividades hospitalares, mantendo apenas centro de testagem e ambulatório.

Reabertura do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima - Foto: Sesapi

Unidades Covid

A população de Parnaíba e do território do Litoral, conta a partir de hoje com três unidades de saúde voltadas ao tratamento da Covid-19, são elas: Hospital Dirceu Arcoverde, contemplado com 59 leitos clínicos e 28 UTIs; Hospital Promédica, anexo I do HEDA, com 59 leitos clínicos e dois leitos de estabilização e o Hospital Nossa Senhora de Fátima com mais 20 leitos clínicos e 10 Unidades de Terapia Intensiva.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas