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Governo lança programa para ampliar acesso de alunos com deficiência nas escolas estaduais

Programa é uma parceria da Seduc com a Seid e conta com investimento, de acordo com a gestão, de R$ 49 milhões.

07 de março de 2024 às 14:05
2 min de leitura

O Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (07), o “Programa de Educação Especial Inclusiva”, que tem como objetivo garantirgarantir o acesso e permanência com aprendizado dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.O programa é uma parceria da Secretariade Estado da Educação (Seduc) com a Secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e conta com investimento, segundo a gestão, de R$ 49 milhões.

Programa foi lançado nesta quinta - Foto: ASCOM

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explica que a garantia de acesso e permanência dos alunos com deficiência terá como eixos a expansão das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação de profissionais e melhorias de infraestrutura, como reforma e ampliação dos Centros de Atendimentos Educacionais no Piauí.

“Este é um dos programas mais nobres que lançamos na gestão do governador Rafael Fonteles e que garante mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para nossos alunos”, detalhou o secretário.

Secretario Maurdo Eduardo - Foto: ASCOM

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, as ações previstas no programa permitem que o Estado construa uma escola adaptada a diversos públicos.

“É importante que este programa possa chegar a todos os alunos com deficiência matriculados nas escolas estaduais, que é uma das metas do governador Rafael Fonteles. A Seid é uma parceira neste plano que busca, entre outras ações, colocar o aluno na sala de aula, dar as condições para se ter uma inclusão efetiva das pessoas com deficiência”, pontuou o secretário.

Ações desenvolvidas

Entre as ações a serem desenvolvidas pelo Programa de Educação Especial Inclusiva estão: a universalização de salas de recursos multifuncionais; lotação de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde houver necessidade; formação continuada; acompanhamento pedagógico; melhorias dos centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE); e construção de novos centros de AEE.

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