Governo deve antecipar 13º salário de aposentados e pensionistas
Medida surge em um momento em que o governo busca alternativas para aumentar e recuperar a popularidade.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, anunciou nesta quinta-feira (27) que o governo está avaliando a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS.
Embora a decisão final ainda dependa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos ministros da área econômica, a expectativa é que a antecipação seja confirmada, assim como ocorreu nos últimos anos.
“Está sendo avaliado, ainda não temos uma decisão tomada, mas é muito provável que a antecipação aconteça. A tendência é que isso ocorra. Estou apenas tomando cuidado porque é uma decisão que envolve o presidente”, afirmou Rogério Ceron.
O governo está considerando duas opções para o pagamento: uma antecipação em abril e maio, ou em maio e junho, já que os repasses são feitos em duas etapas.
Segundo apurado, a solicitação para a antecipação partiu do Ministério da Previdência Social, comandado por Carlos Lupi. A medida surge em um momento em que o governo busca alternativas para aumentar e recuperar a popularidade.