Geral

FMS promove mutirão de hanseníase no próximo sábado

Ação alusiva à campanha Janeiro Roxo, acontece em duas Unidades Básicas de Saúde: Santa Maria da Codipi e Renascença.

24 de janeiro de 2024 às 14:48
1 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove no próximo sábado (27) um mutirão de avaliação de casos suspeitos de hanseníase. A ação alusiva à campanha Janeiro Roxo, acontece em duas Unidades Básicas de Saúde, Santa Maria da Codipi (zona Norte) e Renascença (zona Sudeste), das 8h às 12h.

FMS promove mutirão de hanseníase no próximo sábado - Foto:Reprodução

Para participar da avaliação a pessoa deve possuir alguma mancha na pele e suspeita de seja hanseníase Em caso positivo, ele inicia imediatamente o tratamento, que é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem ser tratados em casa com supervisão periódica nas UBS.

Dados parciais da FMS mostram que no ano de 2023 foram diagnosticados 195 casos novos de hanseníase na população geral de Teresina, com uma taxa de detecção de 22,5 casos/100.000 habitantes. Outro indicador que se destaca é a taxa de detecção em casos de menores de 15 anos (Hanseníase Infantil), com nove casos novos, o que corresponde a uma taxa de 4,38 casos/100.000 habitantes. “A prevalência de Hanseníase Infantil significa transmissão recente da doença por possível contato com pessoas doentes não tratadas e manutenção da endemia”, comenta a enfermeira da FMS, Svetlana Coelho.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas