Geral

FMS abre 34 UBS para dia D da multivacinação neste sábado

Ao todo, 34 UBS estarão abertas em toda a cidade, disponibilizando vacinas para crianças e adolescentes até menores de 15 anos.

06 de outubro de 2023 às 14:23
2 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde promove neste sábado (07), o dia D da Campanha Nacional De Multivacinação, que acontece em todo o Piauí. Ao todo, 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas em toda a cidade, disponibilizando vacinas para crianças e adolescentes até menores de 15 anos.

Vacinação - Foto:Reprodução/FMS

A abertura do evento será na UBS Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina. “Nos últimos anos, tivemos uma diminuição em todo o Brasil nas coberturas vacinais. Com fatores como a pandemia, as pessoas em casa, as fake news contra a vacina, muita gente se desestimulou, e observamos o retorno de doenças que podem ser evitadas com a vacinação. Então o objetivo é atualizar as cadernetas e manter o compromisso que o SUS tem de erradicar algumas doenças, como por exemplo o sarampo e a poliomielite”, informa Ari Ricardo, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Em Teresina temos 189.627 crianças e adolescentes menores de 15 anos. A cobertura vacinal de 2022 foi de 69,40%. As vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estarão disponibilizadas nas unidades de saúde. No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 18 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas