Geral

Filha de Lampião e Maria Bonita processa motel por publicidade de cunho sexual com nome dos pais

O processo corre no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e é contra a utilização indevida do nome da dupla, patrimônio imaterial da cultura nordestina.

20 de maio de 2022 às 08:34
1 min de leitura

A única filha dos cangaceiros Maria Bonita e Lampião, Expedita Ferreira Nunes, processou uma rede hoteleira de Pernambuco após divulgação de publicidade de duplo sentido para divulgar um dos motéis da rede. O processo corre no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e é contra a utilização indevida do nome dos pais, patrimônio imaterial da cultura nordestina.

Expedita processou a administradora do motel, alegando “uso indevido de imagens para fins comerciais, implicando a posse indevida do patrimônio imaterial dos personagens”. Na propaganda, de cunho sexual, é apresentado o slogan “Maria Bonita, acenda o Lampião”.

Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita Reprodução Google

Na última terça-feira (17), o caso entrou em discussão na Quarta Turma do STJ, mas foi pedido vista para que fosse analisado posteriormente o recurso contra a indenização de direito de imagem do casal, que inicialmente cobrou R$15 mil de indenização.

A defesa da rede hoteleira classificou como “inadmissível” o uso exclusivo de pseudônimos ligados à cultura nordestina, conseguindo reduzir o valor pago para R$8 mil. O processo, que corre há aproximadamente 11 anos no STJ, ainda aguarda decisão definitiva.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas