Geral

Estudantes fazem manifestação e homenagem após morte de aluna de Libras na UFPI

Manifestantes alegam que a instituição não prestou o devido socorro à estudante.

31 de maio de 2023 às 19:29
3 min de leitura

Estudantes se reuniram nesta quarta-feira (31) em um ato de homenagem e protesto após a morte Milagres de Sousa, de 44 anos, que morreu depois de sofrer um mal súbito no dia 18 de maio na Universidade Federal Piauí (UFPI). Os manifestantes alegam omissão da instituição e pedem resposta sobre o caso.

Estudantes protestam após a morte de aluna na UFPIReprodução

Com cartazes de escritos "omissão de socorro é permitir que o seu direito seja negado” e “protocolos não valem mais que uma vida” , eles fazem alusão ao atendimento que foi aluna, que poderia ter sido salva se os primeiros socorros tivessem sido prestados rapidamente.

Ato em homenagem a aluna de Libras que morreu na UFPIReprodução

Na época o professor Emanoel Barbosa, do curso de Libras da UFPI, relatou com exclusividade ao Lupa1 que o Hospital Universitário do Piauí (HU) negou atendimento à estudante. Segundo ele, as equipes da unidade informaram que não haveria como destinar um profissional ou equipamento até o bloco onde a estudante estava passando mal.


“Nós não conseguiríamos fazer essa remoção dela até o HU, porque ela estava em processo de reanimação. A única ambulância que veio foi a do Samu, mas nenhuma do HU. Então nós fizemos todo o possível para salvar a nossa aluna”, disse.


Em Nota o HU disse que o hospital não trabalha com setor de urgência que para ser atendida a aluna ter


Entenda o caso:


A aluna do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí , Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos, morreu após sofrer um mal súbito cardíaco. De acordo com a nota divulgada pela UFPI, a estudante teria começado a passar mal na tarde da quinta-feira (18) nas dependências do curso de Libras do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

A Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI explicou que se dirigiu ao local lo go após ser informada e prestou o apoio para viabilizar o trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que conduziu a aluna desacordada ao Hospital do Satélite, onde ela veio a óbito.

“A Administração Superior da UFPI manifesta solidariedade a familiares e amigos da aluna. Oferece condolências também a toda a comunidade do CCHL, em especial, aos professores, técnicos e alunos do Curso de Letras-Libras”, disse o trecho da nota.


Saiba mais:

Estudante sofre mal súbito na UFPI e morre em hospital de Teresina

Professor diz que HU negou atendimento a aluna que morreu após infarto na UFPI

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas