Geral

Professor diz que HU negou atendimento a aluna que morreu após infarto na UFPI

Emanuel Barbosa concedeu entrevista exclusiva ao Lupa1 na tarde desta sexta-feira (19), onde relatou sobre o descaso.

19 de maio de 2023 às 20:00
5 min de leitura

Em entrevista exclusiva ao Lupa1, o professor Emanuel Barbosa, do curso de Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), relatou que o Hospital Universitário (HU) negou atendimento a aluna Maria dos Milagres de Sousa, de 44 anos, que morreu após sofrer um mal súbito na tarde dessa quinta-feira (18) dentro da instituição.

Segundo o professor, a estudante passou mal dentro do banheiro e foi amparada por uma amiga que estava com ela. Logo em seguida, dois intérpretes da equipe fizeram o deslocamento, já que Maria dos Milagres não conseguia andar por conta própria, momento em que dois professores auxiliaram nos primeiros socorros.

Coordenador do curso de Libras Emanuel Barbosa.
Foto: Ezequiel de Sá/Lupa1

“Inicialmente eles [os professores] achavam que era um desmaio, mas logo constataram que era uma parada cardiorespiratória. Assim, o primeiro procedimento de reanimação foi feito por eles e imediatamente quando se percebeu que o estado dela era grave, foi acionado o Samu, que demoraram cerca de 30 minutos para chegar”, disse.

Nesse meio tempo, Emanuel afirmou que duas pessoas foram até o HU em busca de atendimento de algum profissional que pudesse auxiliar no procedimento de reanimação. Ao chegarem no local, a equipe informou que não teria como ir nenhum profissional ou equipamento para o bloco onde ela estava.

Hospital UniversitárioLuis Sérgio/ Lupa1

“Nós não conseguiríamos fazer essa remoção dela até o HU, porque ela estava em processo de reanimação. A única ambulância que veio foi a do Samu, mas nenhuma do HU. Então nós fizemos todo o possível para salvar a nossa aluna”, finaliza.

Ainda de acordo com o coordenador do curso, se a aluna tivesse recebido atendimento imediato no Hospital Universitário, provavelmente ela estaria viva, já que o atendimento rápido em casos de infarto é primordial.

"Eu acredito que se ela tivesse recebido o atendimento adequado e rápido do HU, que fica a 2 minutos aqui da sala de aula, estaria viva", disse o professor.

Filho do presidente do TJ-PI foi atendido no HU

O advogado André Almeida de Sousa, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, foi transferido em estado gravíssimo de Parnaíba para receber tratamento no Hospital Universitário.

André foi atingido por um disparo de arma de fogo no rosto no dia 22 de março e foi prontamente atendido pelas equipes do hospital.

O HU

O Hospital Universitário é ligado a Universidade Federal do Piauí e ao Governo Federal. Oferece atendimento em 30 especialidades, inclusive a de cardiologia. O Hospital conta com salas de Unidade de Terapia Intensivas (UTIs), além de oferecer cirurgias em 13 áreas, inclusive cirurgias cardíacas.

Outro lado

O HU informou por meio de nota que a unidade de saúde não trabalha com o setor de Urgência e Emergência, e para ser atendida no hospital a vítima teria que ter sido transferida via regulação.

Veja a nota:

O HU não tem atendimento de urgência e emergência. Os atendimentos/consultas/internações são regulados pela FMS, gestora do SUS.

Entenda o caso

Uma aluna do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí, identificada como Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos, morreu após sofrer um mal súbito cardíaco. Por meio de nota, a UFPI informou que Maria teria começado a passar mal na tarde dessa quinta-feira (18) nas dependências do curso de Libras do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Após ser informada, a Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI explicou se dirigiu ao local e prestou o apoio para viabilizar o trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que conduziu a aluna desacordada ao Hospital do Satélite, onde ocorreu o óbito.

“A Administração Superior da UFPI manifesta solidariedade a familiares e amigos da aluna. Oferece condolências também a toda a comunidade do CCHL, em especial, aos professores, técnicos e alunos do Curso de Letras-Libras”, disse o trecho da nota.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas