Geral

Deputados da Alepi defendem suspensão do reajuste das passagens intermunicipais

Deputado Franzé Silva, ressaltou que a Assembleia Legislativa tem a responsabilidade de apresentar saída que atenda a todos os anseios.

24 de abril de 2024 às 16:50
2 min de leitura

Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) defenderam, nesta quarta-feira (24), a suspensão do reajuste das passagens intermunicipais, previsto para junho, até que se defina qual índice será utilizado para o cálculo percentual e a criação de um subsídio para financiar o deslocamento de usuários de baixa renda que utilizam o sistema de transporte diariamente.

Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

A audiência foi motivada por requerimento do deputado Warton Lacerda (PT), subscrito pelos deputados Francisco Limma (PT), Evado Gomes (Solidariedade) e Henrique Pires (MDB), para debater o reajuste do preço das passagens de Altos a Teresina.

Dentre as possibilidades discutidas na audiência está a criação de um diferencial na tarifa para trajetos dentro da Grande Teresina, assim como a aprovação do projeto de lei 55/22, do deputado Evaldo Gomes, que concede meia-passagem para estudantes universitários no sistema de transporte coletivo intermunicipal.

O deputado Francisco Limma ressaltou que está em tramitação na Casa o Projeto de Lei Ordinária do Governo 20/24, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros. Limma foi designado relator da pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e afirma que a Assembleia deve colaborar para aperfeiçoar a proposta.

Warton Lacerda classificou como abusivo o reajuste de 25% sobre o valor da passagem, que passou de oito para dez reais.

“O objetivo não é prejudicar a empresa de ônibus, mas também não podemos deixar que o trabalhador, que o estudante, seja penalizado. [...] Vamos debater a criação desse subsídio. As empresas têm que arcar com manutenção, funcionários, combustível, mas o povo que não pode ficar prejudicado”, frisou.

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, ressaltou que a Assembleia Legislativa tem a responsabilidade de apresentar saída que atenda a todos os anseios. “Não queremos um sistema de transporte que não tenha equilíbrio financeiro”.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas