Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril
Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (21), durante a distribuição das primeiras doses aos estados.
A campanha nacional de vacinação contra a influenza deste ano terá início no dia 7 de abril. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (21), durante a distribuição das primeiras doses aos estados.

O objetivo da campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde e professores, entre outros. A vacinação visa reduzir o risco de casos graves e óbitos causados pela influenza, protegendo contra três tipos diferentes de vírus da doença.
No Distrito Federal, a imunização deverá começar já na próxima terça-feira (26), antes da data oficial de início. De acordo com Padilha, estados e municípios que receberem as doses antes do dia 7 de abril poderão optar por antecipar a aplicação da vacina.
A previsão é que até o final de março, 35 milhões de doses sejam entregues aos estados. Durante a cerimônia de recebimento das doses, o ministro também esclareceu que a vacina não causa gripe, como alguns mitos sugerem. Ele explicou que, muitas vezes, as pessoas que se vacinam podem já estar com o vírus no momento da aplicação, o que pode levar a sintomas semelhantes aos da gripe.