Geral

Beneficiários do INSS tem até domingo para realizar a Prova de Vida 2023

A não realização da prova acarretará em suspensão do benefício.

28 de abril de 2023 às 14:50
2 min de leitura

Servidores públicos estaduais inativos, militares da reserva e pensionistas do Estado do Piauí, que nasceram em fevereiro, têm até o próximo domingo (30) para realizar a Prova de Vida 2023. Se a prova não for realizada, há risco de suspensão do benefício previdenciário pago pela Fundação Piauí Previdência (Piauíprev).

Agência INSSReprodução / Internet

A Prova de Vida é um procedimento anual e obrigatório previsto na lei 7.311/2019, que visa evitar o pagamento indevido de benefícios. Este ano, a prova pode ser realizada digitalmente por meio do aplicativo MEU RPPS, disponível gratuitamente para IOS e Android. Até o momento, 1.322 dos 3.298 beneficiários nascidos em fevereiro ainda não realizaram a Prova de Vida.

Os beneficiários nascidos em março e abril já podem fazer a Prova de Vida, tendo até 31 de maio e 30 de junho para a sua realização, respectivamente. Já o prazo para os nascidos em maio começa na próxima segunda-feira (1º). O não cumprimento da Prova de Vida pode resultar na suspensão do benefício a partir de 30 dias após o término do prazo.

O superintendente de previdência da PiauíPrev, Marcos Steiner, alertou sobre a importância da realização da prova para garantir o recebimento dos benefícios e evitar prejuízos aos beneficiários.

“Sem essa prova, sem a certeza de que o servidor está vivo, suspenderemos o pagamento até o mês de junho. Então, peço a colaboração de todos para a realização da Prova de Vida, de forma que continuem a receber seus benefícios e não sejam prejudicados”.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas