Geral

Após 10 anos, Hemopi bate recorde de doações de sangue no mês de julho

4.819 pessoas compareceram a uma das quatro unidades de coleta do Hemopi para doar sangue.

10 de agosto de 2023 às 10:41
2 min de leitura

Tradicionalmente, os meses de férias costumam apresentar uma diminuição expressiva, podendo chegar a 30%, nos estoques de sangue em todo o país. No entanto, no Piauí, este ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) alcançou um feito notável no mês de julho, algo que não ocorria há mais de uma década.

Hemopi bate recorde de doações - Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Durante todo o mês de julho, um total de 4.819 indivíduos compareceram a uma das quatro unidades de coleta do Hemopi (localizadas em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos) para doar sangue, com 4.090 dessas doações sendo efetivadas.

“Tivemos mais de 4 mil doações efetivas, um recorde para o mês de julho, no qual historicamente há uma queda no número de doações em decorrência do período de férias. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo realizado por nossos colaboradores, parceiros e doadores que priorizam salvar vidas”, afirma o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Para atender à demanda dos hospitais, visto que o Hemopi é o único hemocentro público do Piauí e é responsável por fornecer hemocomponentes para todos os hospitais da rede pública e parte da rede privada, é necessário coletar uma média de quatro mil bolsas de sangue mensalmente.

Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), enfatiza o alcance significativo desse número.

“O número de quatro mil bolsas de sangue coletadas por mês é o quantitativo médio necessário para manter os estoques em níveis seguros. Graças ao empenho de toda a população e de todos os colaboradores do Hemopi esses números vêm sendo atingidos mensalmente desde maio do corrente ano, o que nos enche de gratidão”, afirmou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas