Geral

Aneel afirma que manterá bandeira vermelha para mês de setembro

Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492.

28 de agosto de 2021 às 09:47
1 min de leitura

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira (27), que irá manter a bandeira vermelha, patamar 2, para o mês de setembro. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492. Segundo a agência, o mês de agosto, manteve oestado crítico dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país.

Subestação de energia elétrica Thiago Rodrigues/Lupa1

"Agosto foi mais um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional (SIN). O registro sobre as afluências às principais bacias hidrográficas continuou entre os mais críticos do histórico. A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano", informou a Aneel.

Em períodos de seca, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas, que gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas