TV Lupa1 Brasil é homenageada em evento internacional no Amapá
O “I Prêmio Pan Amazônia, Professores Transformadores”, ocorreu em Macapá, Capital do Amapá
Foi no auditório do Museu Sacaca, em Macapá, Amapá, (12/04), que ocorreu o I PRÊMIO PAN AMAZÔNIA, Professores Transformadores, evento realizado pela Universidade Cidade Verde e Escola Técnica Francesa, que reuniu autoridades educacionais do Brasil, da França e Portugal, além de diversas autoridades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e outros estados brasileiros. Se fizeram presentes também membros da Academias de Ciências, Letras e Artes dos países envolvidos no encontro.
NA FOTO: Doutor Pierre Apollinaire, Doutora Sanzia, Doutor Wilson Cardoso, Reitora Caroline, empresária Paula Carvalho, jornalista Jefferson Fassi e advogada Rosiane Barbosa.
O principal objetivo do evento foi homenagear entidades e personalidades que contribuem para as relações transfronteiriças dessas nações, mais notadamente no quesito educacional.
O representante francês Pierre Apollinárie, Poeta e Escritor, Membro das Academias de Escritores da Guiana Francesa, falou do orgulho em estar presente no evento: “A França, Brasil e Portugal, principalmente na relação cultural e educacional, sempre estiveram de mãos dadas e trilhando os mesmos caminhos nos tratados de cooperação mútuos”, ressaltou.
NA FOTO: Jefferson Fassi ao centro, Pierre Apollinaire e Susana Paixão, representantes da França e Portugal, respectivamente.
A Doutora Susana Paixão, professora de Sustentabilidade de Coimbra, representante de Portugal, pontuou sobre a importância dessa troca de experiências no campo educacional: “Portugal, Brasil e França sempre desenvolveram eventos dessa envergadura. Esses encontros fortificam as modernas diretrizes na educação e na relação entre as nações.”
A Reitora da Universidade Cidade Verde, professora Doutora Ana Carolina do Amaral Lima, em seu discurso, agradeceu a presença as instituições, autoridades e personalidades educacionais e culturais, pelo envolvimento com a educação na Amazônia. Ressaltou sobre a importância da parceria com os órgãos da imprensa ao apoiar o fortalecimento dessas relações internacional. “Hoje, sabemos do poder dos órgãos de comunicação social como fator importante para a divulgação e na integração cultural das relações transfronteiriças, sem dúvidas, a imprensa é o quarto poder”, disse.
Para o professor e escritor Wilson Cardoso, Membro da Acadêmia de Ciências, Letras e Artes da Amazônia, o evento mostra a importância do Brasil nessas relações cooperativas entre os países. "O Brasil, pela porta entrada na Europa, o Amapá, mostra o potencial cultural dos povos que vivem sob o manto da maior floresta do mundo, a Amazônia", Falou o escritor.
Dentre os homenageados, destacamos a presença da TV Lupa1 Brasil, representada pelo Diretor Executivo da geradora no Amapá, o jornalista Jefferson Fassi.
”A TV Lupa1 Brasil tem o propósito cultural de contribuir para o fortalecimento das relações internacionais entre o Brasil e a Europa, uma vez que o Amapá é o único estado do Brasil que faz fronteira territorial com o continente europeu, através da Guiana Francesa. A direção geral da emissora, por seus proprietários o jornalista Tony Trindade e Dr. Paulo Henrique, tem nos orientado a não medir esforços para contribuir na consolidação dessas relações culturais e educacionais com os países vizinhos.”, arrematou o diretor.
O evento findou com um coquetel servido aos convidados e homenageados.