Brasil

Lula e Macron anunciam programa de R$ 5,4 bi para bioeconomia na Amazônia

Governantes se reuniram nessa terça-feira (26), na cidade de Belém, no Pará.

27 de março de 2024 às 09:53
2 min de leitura

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, anunciaram nessa terça-feira (26) programa de investimentos de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,4 bilhões) na bioeconomia da Amazônia e da Guiana Francesa. Os governantes se reuniram na cidade de Belém, no Pará.

Lula e Macron - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula e Macron assinaram dois documentos direcionados à área ambiental: o "Plano de ação sobre a bioeconomia e a proteção das florestas tropicais" e o "Chamado Brasil-França à ambição climática de Paris a Belém e além".

O programa de investimentos previsto no plano de ação tem objetivo de arrecadar 1 bilhão de euros em recursos públicos e privados para a bioeconomia da região nos próximos quatro anos. A iniciativa contará com a parceria técnica e financeira de bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento.

Lula e Macron na Ilha do Combu - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os países também concordaram em tratar o combate à mudança climática como prioridade estratégica e em incentivar a apresentação de metas climáticas mais robustas na 30ª conferência do clima da ONU que será realizada em novembro de 2025 na capital paraense.

Desmatamento da Amazônia

Em relação ao desmatamento, Lula reiterou os esforços do governo para zerar as taxas até o ano de 2030.

"Temos um compromisso de, até 2030, chegar ao desmatamento zero na Amazônia. Não foi ninguém que pediu, nenhuma convenção. Fomos nós que decidimos que vamos levar a luta contra o desmatamento como uma profissão de fé", afirmou o presidente do Brasil.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas