Polícia

Governo anuncia proposta que prevê direito à saúde mental para agentes da Segurança

Plano tem como eixo principal o reconhecimento e a valorização desses profissionais.

16 de junho de 2024 às 16:06
1 min de leitura

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou neste domingo (16) o desenvolvimento do Plano Nacional de Direitos Humanos para Profissionais da Segurança Pública. A proposta prevê o direito à saúde física e mental dos profissionais.

Polícia Militar - Foto: Divulgação/SSP

Segundo o Governo, o plano tem como eixo principal o reconhecimento e a valorização dos agentes de segurança pública através da promoção da equidade e enfrentamento à violência institucional. No total, quase 800 mil profissionais vão ser beneficiados.

Os Ministérios levaram em consideração uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) que aponta que em 2022 morreram 161 policiais assassinados e 98 por suicído, além de notícias veiculadas de que o suicídio de PMs bateu recordes. A nota divulgada também destacou a violação de direitos sofridas e as condições de vida e trabalho em que muitos profissionais são expostos.

Ainda de acordo com o Governo, a realização de políticas públicas direcionadas para os agentes que integram os efetivos das forças de segurança pública brasileira impacta diretamente toda a população. A proposta acontece em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas