Amapá - AP

APAGÃO: Incêndio em subestação de energia deixa 38 mil casas sem energia em Macapá

Perícia será realizada para identificar as causas do incêndio, que causou apenas danos materiais na subestação.

26 de abril de 2024 às 15:29
2 min de leitura

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma subestação de energia na madrugada desta sexta-feira (26), no bairro Zerão, Zona Sul de Macapá, capital do Amapá. O fogo teria começado por volta das 4h, na fiação elétrica subterrânea, atingindo os transformadores e deixando alguns bairros sem energia.

Incêndio de grandes proporções em subestação de energia - Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas, extintas às 5h. A perícia será realizada para identificar as causas do incêndio, que causou apenas danos materiais na subestação.

A distribuidora de energia informou que não há prazo definido para a normalização total do fornecimento, mas equipes estão empenhadas em resolver a situação rapidamente.

Veja vídeos:

A CEA Equatorial, responsável pelo fornecimento de energia, declarou que apenas danos materiais foram registrados e equipes trabalham no restabelecimento do serviço nos bairros afetados da Zona Sul de Macapá.

Em nota, a CEA Equatorial informou que o incêndio afetou quase 34.879 unidades consumidoras e equipes atuam em um plano de contingência, com cinco mil unidades já restabelecidas.

Apagão no Amapá em 2020

No dia 3 de novembro de 2020, um incêndio em uma subestação de energia elétrica no Amapá causou um apagão em 13 dos 16 municípios do estado, incluindo a capital Macapá.

Medidas de emergência foram tomadas, como a chegada de geradores de energia e a instalação de equipamentos para restabelecer o fornecimento de energia. Houve a necessidade de racionamento de energia e o adiamento das eleições municipais em Macapá.

Após 22 dias de apagão, o fornecimento de energia foi restabelecido em 100% nos municípios afetados em 24 de novembro de 2020. Medidas foram tomadas para evitar novos problemas, como a instalação de geradores termoelétricos e a reenergização de transformadores danificados.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas