Tensão em Barras: Prefeito, vice-prefeita e presidente da Câmara podem ser cassados
Grupo de Barras foi julgado e condenado em primeira instância por duas ações.
Tensão em Barras: Prefeito, vice-prefeita e presidente da Câmara podem ser cassados
O meio político de Barras , município a 130 quilômetros de Teresina, vive momentos de tensão e ansiedade, especialmente no grupo que controla a Prefeitura, com a possibilidade de cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do prefeito, da vice-prefeita e de vereadores num pacote só.
Cassação na base
O grupo, que tem à frente o prefeito Edilson Capote, já foi cassado em primeira instância e recorreu para o Tribunal Regional Eleitoral que pode confirmar a sentença do juiz de Barras.
Duas ações
O grupo de Barras foi julgado e condenado em primeira instância por duas ações: uma de investigação judicial eleitoral e outra de impugnação de mandato eletivo.
Chefe de rede criminosa
Numa das ações o Ministério Público afirma que Edilson Capote, prefeito do PSD de Júlio César, coordenou uma rede criminosa de compra de votos no pleito de 2020.
Cabeças do suposto crime
Encabeçam a ação do Ministério Público, Edilson Sérvulo de Sousa, o Edilson Capote, prefeito, e a vice-prefeita , Cynara Cristina Lages Veras.
Turma grande
Além do prefeito e da vice de Barras, podem ter a confirmação de cassação até o final deste mês pelo TRE a presidente da Câmara, Jovelina Furtado, e seus colegas vereadores Antônio Leite e Roberto Veras.
Família de cassados
No caso de o TRE confirmar a cassação do grupo, Barras deve passar a ser a primeira cidade com um casal de cassados: Roberto Veras, vereador, é marido da vice-prefeita Cynara Lages, também cassada.
Esposa de Capote no bolo
A esposa do prefeito Edilson Capote não foi cassada porque não tem mandato mas entrou no "bôlo" ao ser punida com a inelegibilidade pelo juiz de primeira instância.
Irmão e a cunhada
Na família do prefeito Edilson Capote escaparam poucos, pelo visto, porque seu irmão Wilson Sérvulo e a mulher, Scarlete Lages, também foram punidos com a inelegibilidade.
Membros da suposta rede
A investigação do Ministério Público afirma que todos os casados e punidos com inelegibilidade, fizeram parte da suposta rede montada sob o comando de Capote para comprar votos.
Em São Raimundo...
Revolta do PT de São Raimundo preocupa
A reação do PT de São Raimundo Nonato ao lançamento do candidato da prefeita Carmelita Castro, um sobrinho do marido, foi ruidosa e causa uma certa preocupação à direção estadual do partido.
Filiação apressada
Carmelita Castro se filiou apressadamente ontem ao PT juntamente com seu candidato para tentar abafar os ruídos dos petistas raízes de São Raimundo Nonato.
Em Esperantina...
Ivanária no campo
Ivanária Sampaio, a prefeita de Esperantina, importante cidade do norte do estado, está em campo para assegurar sua reeleição na certeza de que o PT não dará mole na pretensão de voltar a administrar o município.
Principais articuladores
Os principais articuladores da candidatura petista de oposição em Esperantina são os deputados petistas Francisco Lima e Janaina Marques.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .