Gustavo Almeida

Qual espaço Enzo Samuel terá no governo de Rafael?

Vereador do PDT, que será presidente da Câmara no biênio 2023-2024, coordenou campanha de Rafael em Teresina.

20 de dezembro de 2022 às 11:48
3 min de leitura

O vereador Enzo Samuel (PDT) já tem data marcada para tomar posse na presidência da Câmara Municipal de Teresina. Eleito para o posto ainda em junho, com quase sete meses de antecedência, ele será empossado no dia 2 de janeiro de 2023.

Enzo finaliza o ano de 2022 vivendo um novo momento político, bem favorável. Além de ter sido eleito presidente da Câmara, ganhou pontos com o governador eleito Rafael Fonteles (PT) ao atuar como coordenador da campanha do petista em Teresina.


Rafael Fonteles e Enzo Samuel (Foto: Ascom/Rafael)

Rafael não conseguiu vencer seu adversário Sílvio Mendes (União Brasil) na capital, mas a diferença de 24 mil votos foi considerada positiva, dada a força eleitoral do adversário na cidade e a tradição petista de enfrentar dificuldades com o eleitorado teresinense.

Nesse contexto, Enzo teve papel relevante ao puxar apoios de lideranças e movimentar a campanha do petista nos bairros da maior cidade do estado. Rafael apostou forte na atuação dos vereadores para diminuir a diferença em Teresina e Enzo conseguiu se destacar na coordenação junto aos demais parlamentares. Na época, ele já estava na condição de presidente eleito da Câmara.

Contudo, a eleição passou e Rafael Fonteles está prestes a assumir o mandato no Palácio de Karnak. O petista, inclusive, já anunciou sua equipe de secretários, superintendentes, diretores e presidentes de órgãos estaduais. Enzo Samuel não foi contemplado com nenhum espaço.

Nos bastidores da Câmara Municipal, muitos esperavam que, dada a importância que os vereadores tiveram na eleição de Rafael em Teresina, pelo menos o coordenador da campanha fosse agraciado com algum espaço, ainda que mediano.


Enzo se engajou na campanha petista em Teresina (Foto: Reprodução/Facebook)

O próprio Enzo evita abordar esse tema e, pelo seu estilo, certamente ninguém o verá falando em cargos no governo de Rafael. No entanto, é visível que o seu entorno político esperava, ou melhor, espera, um reconhecimento maior do futuro governador. Seria uma espécie de reconhecimento ao conjunto dos vereadores que votaram em Rafael em Teresina, figuras que eram tão cobiçadas durante a campanha do petista.

É verdade que vereadores, ainda que da capital, nunca tiveram participações relevantes em composição de governo estadual no Piauí. Mas, por outro lado, também é verdade que eles nunca tinham tido protagonismo durante as campanhas estaduais. Como passaram a ter na campanha de 2022 em Teresina, mais especificamente na de Rafael, logo muitos imaginavam que também haveriam de ter na conquista de espaços.

Por enquanto, ledo engano.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas