Gustavo Almeida

O desabafo nostálgico e entristecido do deputado Henrique Pires

Piauiense, que já foi presidente da Funasa, fez vídeo emocionado em frente ao prédio onde funcionava o órgão federal extinto por Lula.

20 de abril de 2023 às 22:22
2 min de leitura

O deputado estadual Henrique Pires (MDB-PI) postou nesta quinta-feira (20) nas redes sociais um vídeo gravado na frente do prédio onde funcionava a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília. Na gravação com o prédio ao fundo, o político piauiense, que já foi presidente do órgão federal, lamenta o fato de o nome “Funasa” não existir mais na fachada.


Postagem de Henrique Pires (Foto: Reprodução/Instagram)

Em tom de lamento e nostalgia, ele classificou como “grande erro” do governo Lula (PT) a extinção da fundação. O emedebista lembrou que fez muitos amigos na Funasa e disse que o órgão prestou grandes serviços ao Brasil, sobretudo aos pequenos municípios do país.

“Não vou negar não que é uma tristeza muito grande ver esse prédio aqui atrás, onde lá eu fui diretor de saúde ambiental, fui presidente e tenho muitos amigos, já sem o nome Funasa nele. Foi um grande erro do governo do presidente Lula a extinção da Funasa, que tantos serviços de qualidade prestou ao nosso Brasil e em especial ao nosso Piauí e aos pequenos municípios. Com tristeza, mas a luta continua. Quem sabe se [um dia] ela não retorna”, lamentou.

Henrique Pires foi presidente da Funasa duas vezes, uma no governo de Dilma Rousseff (PT) e outra no governo do presidente Michel Temer (MDB), de quem é amigo.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Funasa é uma fundação pública que tinha o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, especialmente na área de saneamento para prevenção e controle de doenças. O órgão tinha 32 anos de existência e foi extinto por uma medida provisória assinada pelo presidente Lula nos primeiros dias de governo.

Veja o vídeo:

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas