Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Ex-presidente da República estudou no Liceu Piauiense; conheça a história

Reportagem do Lupa1 conta detalhes sobre a passagem pelo Liceu de um aluno que se tornaria presidente da República.

21 de janeiro de 2023 às 13:25
1 min de leitura

O colégio Zacarias de Góis, conhecido como Liceu Piauiense, é a mais tradicional escola pública do Piauí, fundada em 1845, ainda no período imperial. Sua sede foi instalada em Oeiras, antiga capital do Piauí, e anos depois transferida para Teresina. Desde 1934 funciona na rua Benjamim Constant, no Centro, em frente à praça que se popularizou como "Praça do Liceu".

Com quase 180 anos de existência, a escola teve muitos professores e alunos ilustres que fizeram história no estado do Piauí e até mesmo fora dele. Mas, o que pouca gente sabe, é que no Liceu estudou um aluno que mais tarde se tornaria presidente da República.

Marechal Humberto Castelo Branco, presidente do Brasil de 1964 a 1967, o primeiro do período militar, estudou no Liceu. Castelo Branco era filho do general Cândido Borges Castelo Branco, um piauiense de Campo Maior. Por conta das constantes transferências do pai, a família morou em várias capitais e uma delas foi Teresina, período em que Castelo Branco estudou no Liceu.

ASSISTA A REPORTAGEM

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas