Gustavo Almeida

Elmano tem convites do Progressistas e do MDB para ser candidato a vereador

Direção do Progressistas tenta segurar o ex-senador em meio a assédio do vice-governador Themístocles Filho (MDB).

29 de janeiro de 2024 às 09:50
5 min de leitura

O ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) tem sido assediado pela direção do MDB para se filiar ao partido e ser candidato a vereador de Teresina nas eleições deste ano. De acordo com o vice-governador Themístocles Filho, que tenta convencer Elmano, falta pouco para que o ex-senador diga sim ao convite emedebista.

Ex-senador Elmano Férrer (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

No entanto, Elmano também tem convite para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina pelo seu atual partido, o Progressistas. Se o ex-senador deu alguma sinalização a Themístocles de que pode aceitar o convite do MDB, ao Progressistas ele não deu nenhum sinal até o momento.

No Progressistas, o clima é de expectativa. Membro da cúpula do partido ouvido pela coluna disse que Elmano vai a todas as reuniões da agremiação e fala que está firme. Porém, o sentimento é de apreensão com os movimentos do ex-senador diante do assédio implacável do vice-governador.

O convite do Progressistas para Elmano concorrer à Câmara Municipal de Teresina também envolve questão relacionada à Brasília, mas nem isso fez o ex-senador garantir o "fico" no partido.

A coluna procurou Elmano, mas ele não respondeu até a publicação.

| Alfinetada em Mão Santa

Rafael em ato com Dr. Hélio (Reprodução/Instagram)

Durante lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Dr. Hélio (MDB) a prefeito de Parnaíba no sábado (27), o governador Rafael Fonteles (PT) alfinetou diversas vezes o prefeito Mão Santa (União Brasil) e seu grupo político. Ao discursar, o petista afirmou que "o período do improviso e da falta de planejamento está se encerrando" na cidade. Rafael afirmou ainda que Parnaíba "não pode ser refém de apenas um pequeno grupo".

Gestões alinhadas

O governador voltou a defender que a gestão municipal em Parnaíba precisar estar alinhada com os governos estadual e federal e cobrou de Dr. Hélio que "mergulhe" na cidade e vá em todas as comunidades para tentar vencer a eleição.

| Nada de surpresa

Mão Santa e Rafael Fonteles (Fotos: Lupa1)

As críticas de Rafael a Mão Santa não são de causar surpresa, afinal, o prefeito de Parnaíba não economiza quando alguém menciona perto dele o nome do gestor estadual. O prefeito já afirmou que "nem sabe quem é esse governador" e disse que Rafael e sua turma "não gostam de Parnaíba". Na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Gracinha Mão Santa é a única que tem coragem de fazer críticas duras a Rafael sem medo de citar o nome dele.

Eleição promete

A disputa pela Prefeitura de Parnaíba promete ser agitada e certamente vai render boas manchetes. Talvez lá seja a única cidade onde existem lideranças que não têm medo de apontar o dedo no rumo do governador sem medo de perseguição ou cara feia.

| Prefeita tem que cobrar

Gabriela e Agapito (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

O Ministério Público do Piauí, por meio do promotor Jorge Luiz da Costa Pessoa, da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, recomendou à prefeita de Capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Coelho (PT), que execute um débito imputado pelo TCE-PI ao ex-prefeito Agapito Coelho, que hoje é adversário dela. Numa tomada de contas, o TCE-PI imputou ao ex-gestor um débito de R$ 583 mil. Agora, o MP-PI quer que a prefeita execute o débito e faça o ex-gestor pagar.

Conduta omissiva

Na recomendação, o promotor alerta a atual gestora que se ela não promover a execução do débito incorrerá em conduta comissiva-omissiva dolosa, conforme o artigo 13, § 2º, "a" do Código Penal, e consequente aplicação do art. 10 da Lei de Improbidade Administrativa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas