O governador Rafael Fonteles defendeu, durante sabatina realizada nesta segunda-feira (14), reajustes graduais e, preferencialmente, acima da inflação para os servidores públicos do Piauí. Segundo ele, os aumentos não podem comprometer o equilíbrio fiscal do Estado.
Rafael afirmou que o governo concede reajustes lineares anualmente aos servidores ativos e aposentados. Para o governador, a análise dos salários deve considerar a receita disponível de cada estado.
“Não podemos comparar o salário do servidor público apenas com outros estados. É preciso comparar com a receita de cada estado”, declarou.
De acordo com Rafael, o Piauí está entre os dez estados com os melhores salários do funcionalismo quando os valores são comparados com a receita estadual. O governador também ressaltou que as despesas com pessoal incluem servidores ativos e aposentados.
Rafael citou a renda média de R$ 1.534 entre os piauienses para defender cautela na definição dos reajustes.
“O nosso esforço é para aumentar gradativamente, acima da inflação, e melhorar as condições salariais dos servidores públicos, mas jamais desequilibrar as contas públicas”, afirmou.
Financiamentos e investimentos
Durante a sabatina, Rafael também relacionou o equilíbrio fiscal à capacidade do Estado de contratar financiamentos para antecipar investimentos em infraestrutura, educação, saúde e segurança.
Segundo o governador, recursos provenientes de empréstimos foram aplicados na ampliação da malha rodoviária, na expansão das escolas de tempo integral e no fortalecimento dos serviços públicos.
Rafael afirmou ainda que a dívida do Piauí representa menos de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
“É um endividamento baixo, controlado, com o serviço da dívida também controlado. Portanto, não há penalidade para esta geração nem para as futuras”, concluiu.