Polícia Civil divulga lista do mutirão de devolução de motos roubadas no Piauí

Segundo a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), são cerca de 50 nomes convocados para receber as motocicletas.

Saiu a primeira lista com nomes de proprietários de motocicletas que foram recuperadas pela Polícia do Piauí, mas que estão acumuladas no pátio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), antiga Polinter. O anúncio foi disponibilizado nas redes oficiais da especializada. Conforme a publicação, a pessoa que encontrar seu nome como proprietária ou comunicante, pode ir até o DRFV com documentação pessoal e do veículo para receber.

 

Polícia vai devolver motocicletas - Foto: SSP-PI

São cerca de 50 nomes convocados para receber os veículos. Esse número representa, somente, 10% do total de chamamentos que a Secretaria de Segurança ficou de fazer. Ao todo são 500 motocicletas que estão lotando o pátio da antiga Polinter, na zona Sudeste da capital. Muitos desses veículos estão por lá há mais de uma década, o que vem dificultando achar os donos. 

No mês de setembro, a Secretaria de Segurança Pública propôs um mutirão para devolução dessas motos roubadas que foram apreendidas pelas forças de segurança no estado. As motos se encontram hoje em Teresina, no pátio da DFRV, que está catalogando todos os veículos para identificar e convocar os proprietários por meio de um edital que ainda será divulgado. 

 

Motocicletas apreendidas durante ‘Operação Blitz Rolezinho’ - Foto: Divulgação/PMPI

“Esse é o primeiro edital de convocação, mas esperamos divulgar um a cada mês. Estamos colocando no chamamento os nomes dos proprietários para que os mesmos possam receber seus veículos, vale ressaltar que a divulgação também será realizada através das redes sociais”, informou o delegado Marcelo Dias, coordenador da DFRV.

A consulta para verificar se determinado veículo consta como roubado, furtado ou recuperado pode ser feita no site da Polícia Civil do Piauí (PC-PI). No espaço “pesquisar veículos roubados/furtados”, digite a placa do veículo no espaço “CONSULTAR POR PLACA OU CHASSI”, CPF e verifique se seu veículo foi encontrado Essa é a primeira lista de motocicletas que estão disponíveis para devolução.

ROUBOS E FURTOS

Apesar do mutirão, o roubo e furto de veículos no Piauí ainda continua alto. Esse ano, até setembro, segundo dados da Secretaria de Segurança, já são mais de 3,8 mil veículos levados por bandidos no Estado, um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2022. Desse total, mais de 80% dos roubos ou furtos ocorreram na capital, tendo a moto como de maior ocorrência. 

RECUPERAÇÃO

No primeiro semestre, a DFRV havia realizado a restituição de 562 veículos e motocicletas roubadas, nos primeiros seis meses deste ano, em Teresina. No período de 01 de janeiro a 30 de junho, foram instaurados 342 inquéritos policiais e realizadas 117 prisões, um acréscimo de 50% de presos em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 78 prisões. 

Ainda de acordo com os dados da antiga Polinter, foram cumpridos neste primeiro semestre, 117 mandados de busca e apreensão, 03 menores apreendidos e realizados 62 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO). No ano de 2022 foram contabilizados 1.337 motos e 330 carros roubados, contra 1.473 motos e 318 carros neste mesmo período deste ano.

“A Polinter tem feito operações com constância no ano de 2023. Operações essas que continuarão, pois nosso intuito é o de diminuir cada vez mais esses roubos de veículos e garantir a segurança da população de Teresina”, declarou o coordenador da Polinter, delegado Marcelo Dias.

VEJA LISTA

Documento sem título (2).pdf