PF deflagra operação em Picos e apreende 800kg de cloridrato de cocaína

Droga, que estava sendo transportada em um caminhão, tinha como destino o Porto de Pecém, no Ceará.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24), a segunda fase da Operação Rota do Sertão, com o objetivo de desarticular uma poderosa organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais. A operação visa cumprir seis mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Picos.

 

Polícia Federal - Foto: Divulgação/ PF

Conforme a Polícia Federal, a principal ação dos investigadores aconteceu no município de Picos, onde foi apreendida uma carga de aproximadamente 800 kg de cloridrato de cocaína. A droga, que estava sendo transportada em um caminhão, tinha como destino o Porto de Pecém, no Ceará, para posterior distribuição no Nordeste.

O esquema criminoso envolvia a movimentação de grandes quantidades de drogas, que eram adquiridas na fronteira do Brasil com a Bolívia. O entorpecente era então levado até Sinop, no norte de Mato Grosso, que servia como base para o envio do material ilícito para outras regiões. O carregamento de cocaína foi escondido em uma carreta que transportava carga lícita de milho, tentando despistar a fiscalização e facilitar o envio ao Nordeste.

O trabalho da FICCO/MT, que teve início com uma investigação minuciosa, resultou não apenas nas apreensões de drogas, mas também na identificação de crimes de lavagem de dinheiro e adulteração de veículos, o que mostra a complexidade da rede criminosa envolvida.