Denarc deflagra operação contra facções em áreas invadidas de Teresina e prende 21 suspeitos

Delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, detalhou os desdobramentos da operação policial e os materiais apreendidos.

A manhã desta sexta-feira (04) foi marcada por mais uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, através do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) no âmbito do programa “Pacto pela Ordem”. A ação também contou com o apoio da Polícia Militar do Piauí.

Denarc deflagra operação contra facções em áreas invadidas de Teresina e prende 21 suspeitos - Foto: Reprodução

A ação teve como alvo integrantes da facção criminosa Bonde dos 40, com atuação em áreas invadidas e de alta vulnerabilidade social em Teresina. Ao todo, 26 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça. Até o momento, 21 pessoas já foram presas.

Em entrevista exclusiva à TV Lupa1, o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, detalhou os desdobramentos da operação policial e os materiais apreendidos.

Denarc deflagra operação contra facções em áreas invadidas de Teresina e prende 21 suspeitos - Foto: Tiago Moura/ TV Lupa1

“Três armas de fogo, uma moto clonada, drogas como cocaína, crack e maconha, além de dinheiro e balanças de precisão foram apreendidos. Todos esses utensílios alimentam o tráfico de drogas e o crime organizado. A operação ainda está em andamento”, afirmou o delegado.

O foco principal da operação foi a comunidade da Taboca, onde, segundo a investigação, funcionava uma célula ativa do Bonde dos 40. De acordo com o delegado, o volume de prisões demonstra a força da resposta da segurança pública ao crime organizado.

Denarc deflagra operação contra facções em áreas invadidas de Teresina e prende 21 suspeitos - Foto: Reprodução

“O grande destaque é o diagnóstico feito na região da Taboca, onde havia uma atuação intensa da facção. Acreditamos que essa ação está extirpando o funcionamento dessa organização na comunidade. Sabemos que o crime é dinâmico, se reorganiza, e a polícia precisa acompanhar esse ritmo com repressão constante”, destacou.

Denarc deflagra operação contra facções em áreas invadidas de Teresina e prende 21 suspeitos - Foto: Tiago Moura/ TV

As autoridades também chamaram atenção para o aumento da presença de facções em áreas invadidas de Teresina.

“Infelizmente, muitas dessas ocupações urbanas são dominadas por facções. Mas é importante separar o cidadão de bem, trabalhador, da criminalidade. Nessas regiões vulneráveis, a presença das organizações criminosas é maior, e a polícia atua para proteger a população que realmente quer viver em paz”, pontuou o delegado.

Denarc deflagra operação contra facções em áreas invadidas de Teresina e prende 21 suspeitos - Foto: Reprodução

Participação feminina no crime organizado

Durante a operação, três mulheres também foram presas. Segundo o delegado Samuel, elas tinham papel estratégico dentro da organização criminosa.

“Essas mulheres atuavam em funções intermediárias, principalmente na comunicação entre os membros da facção e no apoio ao tráfico de drogas”, explicou.

Denarc deflagra operação contra facções em áreas invadidas de Teresina e prende 21 suspeitos - Foto: Reprodução

A operação continua em andamento, e novas prisões podem ocorrer nas próximas horas. A polícia reforça que o enfrentamento às facções criminosas é prioridade e que a repressão será contínua, especialmente nas áreas mais atingidas pela violência urbana.