O Ministério Público do Estado do Piauí converteu uma Notícia de Fato em Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades no uso do Programa Garantia Safra pela prefeita de Jurema, Kaylane da Silva Oliveira.
A apuração foi motivada por indícios de que o programa federal, destinado a garantir condições mínimas de subsistência a agricultores familiares em situação de perda de safra, estaria sendo manipulado com fins eleitorais.
Conforme denúncia recebida pelo Ministério Público, pessoas que não se enquadram nos critérios do programa teriam sido incluídas na lista de beneficiários, enquanto agricultores realmente elegíveis teriam sido excluídos.
O MP considerou que há necessidade de aprofundamento dos fatos para avaliar a existência de responsabilidade civil ou administrativa por eventual desvio de finalidade no uso de recursos públicos.
Outro lado
Procurada pelo Lupa 1, a prefeita Kaylane da Silva Oliveira não atendeu as ligações no número disponível nos registros das Justiça Eleitoral, nem respondeu as mensagens deixadas no Instagram até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestações.