A morte da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos de idade, foi confirmada na tarde desta quinta-feira (08), e gerou repercussão nos veículos de comunicação em várias partes do mundo. A monarca estava no trono há 70 anos. No meio político, personalidades lamentaram o ocorrido.
Por meio das redes sociais, o candidato a presidente pelo Partido dos Trabalhadores (PT),Lula, comentou que a rainha participou dos grandes processos históricos dos últimos 80 anos. Além disso, marcou a era como Chefe de Estado.
Ele lembra ainda que durante o seu governo, Reino Unido e Brasil tiveram “excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais”.
Reprodução/ Redes Sociais
Ciro Gomes (PDT) também usou as redes sociais para prestar condolências. Segundo o representante da sigla, com a morte da monarca se fecha um ciclo e se abrem as portas da história para uma mulher que foi símbolo de superação, sacrifício pessoal e devoção à causa da nação.
Reprodução/ Redes Sociais
Já Simone Tebet (MDB) elogiou o exemplo de liderança feminina da rainha. Disse ainda que Elizabeth é um modelo de estabilidade e convivência respeitosa entre as instituições de Estado.
Reprodução/ Redes Sociais
Luto de três dias:
O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de três dias, e convidou os brasileiros a prestarem homenagens à Rainha Elizabeth II.
"Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqules que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza A rainha do Reino Unido. Que Deus receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico."