​​Defesa Civil do Piauí faz alerta sobre cuidados ao soltar pipas

É preciso ficar atento aos espaços urbanizados, para desfrutar da brincadeira com segurança.

Empinar pipas é uma das grandes diversões no período das férias escolares, principalmente por conta dos ventos que ocorrem no estado nesta época do ano, quando a brincadeira se torna mais frequente nas ruas.

 
Werton Costa - Foto: TV Lupa1

Porém, quando não tomados os devidos cuidados quanto às linhas cortantes, a brincadeira pode acabar em tragédia.

Para evitar uma incidência maior no número de casos de pessoas acidentadas com este artefato, a Secretaria da Defesa Civil (Sedec) alerta para os cuidados com essa prática, a fim de prevenir acidentes e garantir uma diversão segura.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, é preciso ficar atento aos espaços urbanizados, para desfrutar da brincadeira com segurança. 

“Existem alguns riscos que são inerentes à prática de empinar pipas/papagaios. Eles estão muito relacionados à proximidade com a rede elétrica. Principalmente com o uso de materiais cortantes na linha. Então, a Defesa Civil faz algumas recomendações de segurança clássicas: primeiro é necessário buscar um local extenso e livre, longe da rede elétrica e de árvores para a prática dessa brincadeira; outro é que não é recomendável uso de linha chilena ou linha trabalhada com material cortante como, por exemplo, o popular cerol e uma atenção redobrada para a prática em áreas de grande fluxo de veículo, principalmente tráfego de pedestres motociclistas, haja vista o grande número de acidentes envolvendo essas linhas cortantes em ciclistas, motoqueiros e moto-taxistas. A recomendação é buscar local aberto e sem fluxo de veículos, para desfrutar dessa brincadeira de forma saudável e segura”, explica o gestor.

A Defesa Civil recomenda:

A Defesa Civil também reforça, que os pais ou responsáveis orientem seus filhos quanto à proibição do uso desse tipo de material e acompanhem de perto para que todos possam se divertir com segurança.