O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep.
Uma das principais novidades do edital é a retomada da certificação do ensino médio por meio do Enem. Participantes com 18 anos ou mais que ainda não concluíram a educação básica poderão obter o certificado caso atinjam pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e nota mínima de 500 pontos na redação.
Datas das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional. O exame é composto por quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltipla escolha) e uma redação em língua portuguesa.
1º dia (9 de novembro): Redação, Linguagens (Português e Língua Estrangeira), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Duração: 5h30 (das 13h30 às 19h)2º dia (16 de novembro): Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
Duração: 5h (das 13h30 às 18h30)
Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão pontualmente às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição será de R$ 85, com prazo de pagamento até 11 de junho. O pagamento pode ser feito via:
Boleto (gerado na Página do Participante)
Pix (via QR code no boleto)
Cartão de crédito
Débito em conta corrente