Saúde

​Programa Dignidade Menstrual beneficia mais de 20 mil mulheres no Piauí

Iniciativa, já distribuiu mais de 3,6 milhões de absorventes em todo o país.

18 de março de 2024 às 13:18
2 min de leitura

O governo Federal, por meio do Programa Dignidade Menstrual, distribuiu mais de 824 mil absorventes para mais de 20 mil mulheres no Piauí. Ao todo, forma repassados R$ 406 mil e o apoio de 162 unidades do Farmácia Popular.

Absorventes higiênicosAgência Brasil

A distribuição dos absorventes iniciou em 17 de janeiro de 2024. De acordo com o governo, desde de 17 de janeiro, quando as distribuições dos absorventes iniciaram, mais de um milhão de pessoas que menstruam foram beneficiadas em 3,5 mil municípios brasileiros.

Com investimento total de R$ 21,7 milhões, foram distribuídos 43,6 milhões de absorventes em todo o país.

O Programa é uma iniciativa abrangente que promove a saúde e os direitos daqueles que menstruam, além de ser uma política dedicada à equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos. Suas estratégias incluem a qualificação e formação de agentes públicos, educação da população e oferta gratuita de absorventes higiênicos.

Mulheres representam 62% no acesso ao Programa Farmácia Popular do Brasil

Mais de 15 milhões de mulheres em todo o país acessaram o programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024. Elas representam 62% beneficiários do programa na retirada de medicamentos, gratuitos ou com coparticipação, e outros insumos como absorventes e fraldas geriátricas. Desde a retomada do programa, quando iniciou a distribuição de fármacos específicos para a saúde da mulher, em 7 de junho, mais de 404 mil mulheres tiveram acesso a remédios para osteoporose e anticoncepção. A dispensação desses dois tipos específicos chegou a 3,7 milhões de unidades.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas