Saúde

FMS lança ferramenta para monitoramento de dengue e chikungunya em Teresina

Boletim vai ser atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

05 de abril de 2024 às 12:28
2 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou nesta sexta-feira (05) uma nova plataforma para registro dos dados de dengue e chikungunya (as chamadas arboviroses) no município de Teresina. O boletim será atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS TERESINA) e vai viabilizar o monitoramento das doenças por todos que tiverem interesse.

Mosquito da dengue- Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução/freepik

A ferramenta está disponível para o acesso público por meio do site da FMS: site.fms.pmt.pi.gov.br e tem por objetivo reunir dados abrangentes e atualizados sobre a dengue e chukungunya, fornecendo uma visão detalhada do panorama epidemiológico no município.

“Queremos assim garantir a transparência no fornecimento de informações e fomentar as iniciativas de combate à doença”, diz Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

A iniciativa faz parte das ações contra a dengue que estão sendo executadas a partir das ações do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses Urbanas estabelecido pela FMS.

O mosquito

O Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso,em formato de uma listra.

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas