Saúde

FMS inicia no dia 25 campanhas de vacinação nas escolas em Teresina

Durante as campanhas serão ofertados imunizantes contra a gripe e doenças imunopreveníveis.

15 de março de 2024 às 13:50
2 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que inicia no próximo dia 25 de março as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Influenza (gripe) e a Campanha de Vacinação nas Escolas. As ações acontecem simultaneamente em salas de vacina de Teresina e também nas unidades de ensino, visando ampliar as coberturas vacinais e reduzir os casos de doenças imunopreveníveis na capital.

FMS inicia campanha de vacinação - Foto: Reprodução/FMSReprodução/FMS

A vacinação contra a gripe vai contemplar um total de 324.155 pessoas pertencentes a diversos públicos prioritários. Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, explica que a estratégia será a ampliação gradativa dos públicos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade das salas.

"Durante a próxima semana divulgaremos mais detalhes, como os grupos que serão contemplados inicialmente e também os pontos de vacinação", disse a coordenadora.

Dentre os grupos prioritários da campanha da gripe, estão: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, professores, povos indígenas, forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e sistema portuário, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Em 2023, 2.671 amostras clínicas encaminhadas por estabelecimentos de saúde de Teresina foram examinadas, 408 foram positivas para algum vírus respiratório. A Influenza tipo B teve 25 casos positivos e a influenza do tipo A teve 23, totalizando 48 casos positivos de Influenza durante o ano de 2023 em Teresina.

Já a estratégia de vacinação nas escolas será uma articulação entre saúde e educação, por meio do Programa Saúde na Escola. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio. A estratégia irá envolver todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas