Saúde

FMS confirma três casos de febre Oropouche em Teresina; veja como se prevenir

Pacientes foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Renascença e dois deles são moradores da zona Sudeste da capital.

10 de abril de 2024 às 12:30
4 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), confirmou três casos de Febre do Oropouche em Teresina. Os pacientes foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Renascença, em março deste ano, e dois deles são moradores da zona Sudeste da capital.

Criança doenteReprodução

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, os pacientes não estiveram em outra cidade ou estado recentemente, fato que pode indicar que a transmissão tenha sido no local que moram.

“Os pacientes não estiveram em outra cidade ou estado recentemente, o que leva a crer em transmissão autóctone, embora ainda não se possa determinar o local exato onde foram infectados”, comenta Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

Os pacientes apresentavam suspeita inicial de dengue, receberam medicações, tiveram amostras de sangue colhidas e foram liberados para tratamento domiciliar. Entretanto, os testes para dengue resultaram negativos. Os casos foram confirmados por exames de biologia molecular (RT-PCR) realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI).

Febre Oropouche - Foto: Reprodução

O diretor Walfrido Salmito também explica que a detecção destes casos é considerada um evento atípico, visto que a doença não é considerada endêmica no Piauí.

“Em 2021, a FMS divulgou a confirmação laboratorial do primeiro caso da doença no estado. À época, levantamento de campo realizado pela Zoonoses em parceria com o Instituto Evandro Chagas identificou a presença do mosquito transmissor da febre Oropouche no entorno do domicílio do paciente. Desde então, mais oito casos apresentaram testes positivos para infecção pelo vírus Oropouche, porém por métodos sorológicos que, por natureza, são mais sujeitos a reações cruzadas e a resultados inconclusivos", afirma.

Como a doença é transmitida:

A transmissão da febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos, após picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece se multiplicando no mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.

Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença, silvestre e urbano. No primeiro, animais como bichos preguiça e macacos são os hospedeiros do vírus. O mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, é considerado o principal transmissor nesse ciclo.

Quanto ao ciclo urbano, os humanos são os principais hospedeiros do vírus e o maruim também é considerado como principal vetor. Entretanto, mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus, um tipo de “muriçoca”, é comumente encontrado em ambientes urbanos e pode, ocasionalmente, transmitir o vírus Oropouche aos humanos.

Febre Oropouche - Foto: Reprodução

Formas de prevenção:

Evitar a proliferação de criadouros de mosquitos e o contato com eles são a principal forma de prevenção da febre do Oropouche. Em especial durante visitação de regiões de mata, é fundamental que sejam utilizadas roupas de mangas compridas e repelentes sobre as áreas expostas de pele.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas