Política

​Pacto Pelas Crianças anuncia novas ações para a primeira infância no Piauí em 2024

Em uma solenidade nesta sexta-feira (22) foram destacados os projetos que devem ser entregues no próximo ano e o balanço do que foi realizado em 2023.

22 de dezembro de 2023 às 13:01
5 min de leitura

O Governador Rafael Fonteles e a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, anunciaram nesta sexta-feira (22), as novas ações voltadas à primeira infância no estado, além de realizar um balanço do que foi feito durante os oito meses do Pacto.

Rafael Fonteles e Isabel Fonteles falam sobre o Pacto pelas Crianças do Piauí

A solenidade ocorreu no Centro de Eventos Sucesso, na Avenida Frei Serafim, e contou com a presença de autoridades e prefeitos dos municípios beneficiados pelas ações.

O Pacto pelas Crianças do Piauí é um programa multidisciplinar e colaborativo que envolve as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, com ações voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos).

A coordenadora do projeto, Isabel Fonteles comentou sobre os projetos que serão entregues em 2024, um deles é a entrega de 100 kits mobília creches, no valor de R$200.000.

Isabel Fonteles - Foto: Lupa1

“As brinquedos-praças serão construídas, os kits mobília creches serão entregues aos municípios,, temos também a reforma e ampliação do lar da criança, que está previsto para ser entregue em março do próximo ano, então são muitas entregas e muitos desafios propostos para o próximo ano”, disse Isabel Fonteles.

Durante o evento, houve a entrega simbólica de mais de 700 óculos prescritos para crianças dos 20 municípios já atendidos pela Carretinha da Saúde, que já contabiliza quase 10 mil atendimentos nas áreas da oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia.

Os municípios que já receberam os atendimentos da Carretinha da Saúde em 2023 foram: Barreiras, Bom jesus, Currais, Corrente, Gilbués, Monte Alegre, São Gonçalo, Santa Filomena, Santa Luz, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici Dos Portelas e Parnaíba. A previsão é que todos os 224 municípios sejam beneficiados.

Anúncio de ações do Pacto pelas Crianças do Piauí - Foto: Lupa1

O governador do Piauí, Rafael Fonteles destacou o incentivo à alfabetização feito pelo Pacto e anunciou que pretende mudar a idade mínima em que a criança deve saber ler e escrever de 7 para até 5 anos.

“Quando você coloca essa meta objetiva, que toda criança tem que está alfabetizada até 7 anos de idade, e eu quero até diminuir esse número para até 6 o até 5 anos de idade, você começa a ter uma preocupação integral com todos os fatores que envolvem o desenvolvimento da criança”, disse o governador.

Rafael Fonteles ainda falou sobre o trabalho do projeto desenvolvido pela primeira-dama, que ocorre em parceria com as prefeituras municipais e a secretária de Saúde, Educação e Assistência Social.

Família do governador na solenidade do Pacto pelas Crianças - Foto: Lupa1

“Minha esposa tem abraçado essa causa e articulando ações com a secretária de estado e as secretarias municipais para que a política de apoio à primeira infância seja prioridade absoluta, porque é o melhor retorno do investimento público é quando você^olha para essa fase da vida onde o cérebro está sendo formado”, destacou Fonteles.

O momento também foi de realizar um balanço das ações desenvolvidas nos oito meses de criação do Pacto. Segundo Isabel Fonteles os resultados são significativos.

“O Piauí alcançou o primeiro lugar em vacinação infantil, com média acima da do Brasil. Isso tudo é resultado dessa parceria com os municípios, do engajamento das equipes, por meio da Carretinha da Saúde, Programa Saúde em Dia, Busca Ativa Vacinal do Unicef e desse nosso olhar voltado para os cuidados com as nossas crianças. Muitos outros resultados vamos apresentar ao longo do tempo”, finalizou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas