Política

Marcelo Castro diz que Senado não tem que se preocupar com baseado de maconha

Senador considera que o STF está 100% certo e o Congresso 100% errado no debate sobre liberação do porte da droga.

20 de março de 2024 às 10:25
2 min de leitura

O senador Marcelo Castro (MDB) voltou a se posicionar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Senado e tenta criminalizar a posse e o porte de todas as drogas no Brasil, independente da quantidade. A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o senador piauiense votou contra.

Sen. Marcelo Castro (Foto: Fernanda Duarte/Lupa1)

Em entrevista à TV Lupa1 em Brasília nesta terça-feira (19), Castro disse que o Senado tem coisas mais importantes para se preocupar do que com um baseado de maconha.

“Uma pessoa ser pega com um baseado de maconha para o uso próprio e ser considerada uma criminosa pela Constituição do país eu entendo que é um equívoco que o Senado está fazendo, numa reação contra o Supremo Tribunal Federal. No meu entender, o Supremo tá 100% certo e o Congresso Nacional, os senadores estão 100% errados. Como pessoa experiente, vivida, fui ministro da Saúde, fui professor de psiquiatria muitos anos, fui clínico psiquiátrico, trabalhei em hospital psiquiátrico, a minha experiência me diz que isso é uma grande bobagem, que o Senado Federal tem mais coisa para se preocupar do que com um baseado de maconha”, falou o senador.

A PEC começou a ser analisada no Plenário do Senado nesta terça-feira (19). Serão cinco sessões para discutir o tema até a votação final.

A discussão sobre a liberação da posse da maconha no Congresso foi pautada em resposta ao Supremo Tribunal Federal, que tenta legislar sobre o tema. No STF, o julgamento está temporariamente suspenso com o placar parcial de 5x3 a favor da liberação da posse e do porte da maconha para uso pessoal.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas