Por Emanuel Oliveira
13 de julho de 2026 às 15:07 ▪ Atualizado há 5 horas
Um homem de 61 anos foi baleado pela Polícia Militar após atacar um policial com um facão durante uma ocorrência registrada na manhã da última sexta-feira (10), no povoado Extrema, zona rural de Jerumenha, no sudoeste do Piauí. A ação foi registrada em vídeo.
Vídeo mostra momento em que homem ataca PM com facão e acaba baleado durante abordagem no Piauí - Foto: Reprodução
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), que relataram que o homem apresentava comportamento agressivo, ameaçava funcionários e colocava em risco a própria integridade física e a de outras pessoas.
Ao chegar ao local, os policiais iniciaram uma tentativa de negociação. Conforme a corporação, o homem recusou as orientações, saiu da residência armado com um facão e avançou contra a equipe.
Durante a abordagem, um dos policiais perdeu o equilíbrio ao recuar e foi atingido por golpes de facão, sofrendo ferimentos leves na mão direita e na panturrilha esquerda. Mesmo ferido, o militar conseguiu se afastar utilizando técnicas de defesa pessoal.
As imagens da ocorrência mostram os policiais tentando convencer o homem a largar a arma. Em seguida, ele corre em direção aos agentes com o facão em mãos. Segundo a PM, houve tentativa de utilização de equipamento de menor potencial ofensivo, mas, diante da rápida evolução da ocorrência, o recurso não pôde ser empregado com segurança.
Ainda conforme a corporação, diante da continuidade da agressão e do risco iminente à equipe, um dos policiais efetuou um disparo que atingiu a perna esquerda do homem.
Mesmo baleado, ele permaneceu segurando o facão, sendo necessária a atuação de uma segunda equipe da Polícia Militar para realizar a contenção e o desarmamento. No vídeo, também é possível ouvir duas mulheres pedindo para que o homem soltasse a arma.
Após o controle da situação, o suspeito e o policial ferido receberam atendimento e foram encaminhados ao Hospital de Jerumenha. O militar sofreu apenas ferimentos leves e passou por exame de corpo de delito.
A Polícia Militar informou que a atuação seguiu os princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade e moderação no uso da força, e afirmou que o disparo foi realizado para preservar a integridade dos policiais e das demais pessoas presentes.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Guadalupe, que ficará responsável pela investigação das circunstâncias do caso. Até a última atualização, não havia informações sobre o estado de saúde do homem baleado.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Flagrante
Acidente
TENTATIVA DE SEQUESTRO
CONFUSÃO
INVESTIGADA
Esquema criminoso
Apelo
Tentativa de feminicídio
Doação
Tragédia
ACIDENTE
ALERTA DE DENGUE
Colunão do Feitosa
Ocorrência
Economia
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.