Polícia

Secretário Chico Lucas afirma que homicídios tem redução de 23% em 2024

Ainda segundo o secretário, a maior parte das vítimas de homicídios registrados no estado, já haviam sido presas.

03 de abril de 2024 às 11:01
3 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira (03), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) promoveu o workshop “Segurança em Dados”, com o objetivo de apresentar o relatório trimestral de 2024. O evento foi promovido pelo DATASSP.

Durante o workshop, foram apresentados os dados comparativos entre os anos de 2023 e 2024, de crimes violentos que aconteceram no Piauí. Segundo o divulgado, ao longo do primeiro trimestre de 2024, houve uma redução de 23% de homicídios dolosos, redução em 50% de roubo seguido de morte (latrocínio), além de um aumento de 17% no registro de tentativas de homicídio.

"Nós apresentamos esses dados de maneira pedagógica, mostrando como eles são confiáveis e transparente. Mostrando como é a metodologia, quais são as fontes, as técnicas usadas. Nós não podemos só acompanhar os crimes, sem entender a dinâmica deles, como funciona, como eles interagem com a cidade e como a gente pode combater e diminuir esses índices de criminalidade", afirmou o secretário de segurança Chico Lucas.

Workshop "Segurança em Dados" - Foto: Ezequiel de Sá/Lupa1

Crime contra a mulher:

Durante o evento, foram divulgados os dados relacionados ao crimes contra mulher, onde foi registrada uma redução de 58% em assassinatos de mulheres, além de uma redução de 29% em estupro e uma queda de 26% em estupro de vulnerável. Já crimes de feminicídios não sofreram aumento, nem redução.

Operações a partir de análise de dados:

Ainda durante o evento foi pontuado que alguma operações policiais são realizadas a partir da análise de dados, sendo elas a Operação Interditados, que tem o objetivo de combater o roubo e furto de celulares, além da recuperação efetiva dos aparelhos que são devolvidos aos donos originais, e a Operação Silêncio e Paz, que visa fiscalizar o funcionamento de bares e restaurantes em Teresina, a fim de evitar crimes e acidentes decorrentes do consumo de álcool e outras drogas.

Secretário Chico Lucas - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

Crime nas zonas Leste e Norte de Teresina:

De acordo com secretário de segurança pública, Chico Lucas, os crimes que acontecem Santa Maria da Codipi e Pedra Mole, zonas Norte e Leste de Teresina, estão relacionados e e se tratam de disputas entre facções criminosas, com o intuito de dominar a área. O secretário ainda destacou que a SSP, já está mapeando os criminosos.

Também foi pontuado durante o workshop, que a maior parte das vítimas de homicídios registrados no estado, já haviam sido presas e possuíam envolvimento com organizações criminosas.

Veja o vídeo:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas