Polícia

Empresários são investigados por lavagem de dinheiro do tráfico em Teresina

A operação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23) e empresas na zona Leste de Teresina são investigadas.

23 de novembro de 2022 às 11:41
5 min de leitura

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a "Operação Mandarim" que cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva em Teresina e Timon. Três empresários que atuavam na zona Leste de Teresina são suspeitos de integrar a quadrilha investigada.

Paulo Henrique e Ítalo Freire.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

As investigações apontam que empresários da zona Leste de Teresina estão sendo acusados de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas na região de Teresina e Timon. Os empresários Ítalo Freire Soares de Sá e Ramon Santiago Matos Nascimento proprietários das empresas Ponto Charme e Achei Negócios mobiliários, respectivamente, são acusados de participar do esquema criminoso desarticulado pela Polícia Civil. Ambas empresas estão localizadas na zona Leste de Teresina.

Coletiva de imprensa.
Foto: Junior Santos/Lupa1

Os empresários tiveram seus bens sequestrados pela Justiça, sendo eles um apartamento de luxo na zona Leste de Teresina e um sítio na zona rural da capital, além de três veículos avaliados em mais de R$ 1 milhão de reais. "Uma Hilux, que todos sabem que é um veículo caro. E também três SW4. Para vocês terem noção do poderio econômico que esse grupo tinha", reforçou o delegado Lucy Keiko durante coletiva de imprensa.

Em entrevista ao Lupa1 o delegado Tiago Silva contou que os empresários se encaixam nas investigações no quesito lavagem de dinheiro, onde uma parte da quantia oriunda do tráfico era destinada para aquisição de imóveis. "A partir disto foram feitos os sequestros e bloqueios das contas e das aplicações financeiras, justamente para essa lavagem que já está em tramitação", reforçou o delegado.

Delegado Tiago Silva.
Foto: Junior Santos/Lupa1

Líder do grupo

Paulo Henrique da Costa Ramos Lustosa, vulgo "Paulinho Chinês" foi o pilar das investigações que se iniciaram ainda no ano de 2018, quando o suposto líder da quadrilha foi apreendido com drogas e armas. O criminoso está com um mandado de prisão em aberto.

Há cerca de duas semanas atrás criminosos foram presos com cocaína avaliada em mais de R$ 2,5 milhões na zona Sudeste de Teresina. Os indivíduos presos trabalhavam para "Paulinho Chinês" e contribuíram com as investigações.

Paulinho Chinês.
Foto: Reprodução

Paulo Henrique também é empresário e proprietário da empresa IPK Empreendimentos Imobiliários, localizada no edifico de luxo Manhattan que fica no bairro Jóquei, na zona Leste de Teresina. O vulgo "Paulinho Chinês" até o momento encontra-se foragido.

Operação Mandarim

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23) a "Operação Mandarim" para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva de envolvidos com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nas cidades de Teresina e Timon.

Operação Mandarim.
Foto: Reprodução/Polícia Civil

Além das apreensões, a investigação também apurou crime de lavagem de dinheiro onde foram bloqueados bens estimados em 30 milhões nas contas bancárias de todos os investigados, sejam dos operadores da lavagem ou das pessoas conhecidas como “laranjas”. Três empresas também são alvo de buscas nesta ação, investigadas por fazerem parte do esquema de lavagem de dinheiro do grupo criminoso.

Droga apreendida durante Operação Mandarim.
Foto: Reprodução/Policia Civil

O inquérito policial está fortemente instruído com vasto material probatório, e as buscas e prisões realizadas nesta quarta irão ajudar, ainda mais, a esclarecer os fatos apurados. A DEPRE entende que, ações como a de hoje, impactam e causam verdadeira “asfixia financeira” no tráfico de drogas, impedindo o crescimento patrimonial dos criminosos e a expansão e fortalecimento de outras atividades ilícitas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas