Polícia

DRACO deflagra operação e prende oito internos do CEM em Teresina

Internos são suspeitos de integrar uma facção criminosa e promover uma rebelião na unidade em março deste ano.

17 de abril de 2024 às 18:55
3 min de leitura

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, nesta quarta-feira (17), a operação “DRACO 108”, que prende oito maiores de idade que estavam cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado na zona norte de Teresina.

Internos são preso em operação - Foto: SSP-PI


De acordo com o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, a investigação iniciou após um motim ocorrido no CEM em 29 de março deste ano, onde 10 internos fugiram.

Ainda segundo o delegado, durante a investigação foi identificado que os oito internos seriam integrantes de uma organização criminosa e teriam promovido a rebelião em março.
“Conseguimos identificar essas pessoas como sendo membros de uma organização criminosa que atua na capital, representamos por algumas medidas que foram deferidas pelo Poder Judiciário, com o parecer favorável do Ministério Público e hoje deflagramos essa operação em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (Sasc). Continuaremos com esse processo de monitoramento no local atendendo uma determinação da Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral, dentro da metodologia de combate às organizações criminosas no Piauí”, explicou o delegado.

Internos do CEM são presos por integrar organização criminosa em Teresina- Foto: Divulgação/PC-PI



Os presos foram encaminhados para a sede do DRACO para prestar depoimento e devem ser encaminhados posteriormente para a Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos cabíveis. Eles devem responder pelo crime de organização criminosa.

Rebelião

Na tarde desta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou a operação DRACO 108, que teve como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva em desfavor de 08 maiores de idade que estavam cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado na zona norte de Teresina.


Os presos estão sendo encaminhados para a sede do DRACO para prestar depoimento e devem responder por organização criminosa.
No dia 29 de março deste ano, 10 internos do Centro Educacional Masculino (CEM) realizaram uma rebelião com intuito de tentar fugir da unidade, localizada no bairro Memorare, na zona Norte de Teresina

As guarnições foram acionadas por volta das 10h da manhã para conter a confusão. Além da Polícia Militar, estiveram presentes o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMPI).


Ao Lupa1, o 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM) informou que a rebelião foi contida e todos os indivíduos que haviam fugido do CEM foram recuperados pelos oficiais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas