Municípios

Feira em Teresina reúne produção de 15 associações de agricultores familiares

A Quitanda da Agricultura Familiar tem espaço na Feirinha Verde da UFPI e busca facilitar a comercialização dos produtos da agricultura familiar

22 de maio de 2023 às 08:08
5 min de leitura

A segunda edição da Quitanda da Agricultura Familiar, parte da Feirinha Verde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi realizada nesse domingo (21/05), com a participação de cerca de 15 associações e cooperativas de agricultores familiares da região de Teresina e arredores, conhecida como Cinturão Verde. Essa ação faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar do governo do Piauí.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Pela primeira vez, as agricultoras familiares do Quilombo Periperi, na zona rural de Amarante, participaram do evento. Além de produtos hortícolas, o grupo também trabalha com a produção e venda de artesanato. Marciane Sobral, vice-presidente do Conselho Comunitário do Quilombo Periperi, considerou a feira um sucesso.

“É nossa primeira vez aqui na feira. A convite da SAF, a gente está participando, e está sendo maravilhosa para a gente, está tendo uma boa aceitação, nosso feijão acabou bem cedo, e todos os nossos produtos estão saindo bem. Esperamos que seja a primeira de muitas feiras”, enfatizou a produtora.

Segundo a secretária de Agricultura Familiar do estado, Rejane Tavares, a realização da Quitanda dentro da Feirinha Verde da UFPI tem como objetivo facilitar a comercialização dos produtores da região de Teresina e arredores. Ela ressaltou que a secretaria pretende ampliar o número de feiras.

“Essa é mais uma estratégia da SAF de fortalecer esses eventos. Muito em breve, estaremos com feiras da agricultura familiar todas as semanas aqui em Teresina, em espaços diferentes, onde iremos divulgar o cronograma para que a população participe e venha comprar os produtos da agricultura familiar. Produtos saudáveis, sem agrotóxico, produtos que fazem bem à saúde”, citou a gestora.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Aqueles que visitam a feira em busca de produtos da agricultura familiar não se arrependem. O professor Jefferson Leite comprou bananas, puba, chips de banana, licor e mel, e afirmou que dá prioridade a produtos da agricultura familiar.

“A gente vem procurar produtos variados que são da agricultura familiar, porque dou preferência a esse tipo de produto. Seria muito bom se tivéssemos diariamente produtos como esse, para que a gente pudesse aproveitar, inclusive mostrar para os amigos. Essas feiras devem ser incentivadas e ampliadas”, defendeu o visitante.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Além disso, a secretária de Assistência Social, Regina Sousa, também participou da Quitanda da Agricultura Familiar. Nesta edição, houve uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Alimentação Saudável (PAS). A ideia é que os produtos não vendidos pelos feirantes sejam adquiridos pela Sasc para serem utilizados nas instituições de acolhimento da secretaria.

“A Sasc é responsável por alimentar algumas pessoas, como crianças e adolescentes acolhidos por instituições, e agora a gente tem essa parceria com a SAF, que tem esse grande banco de alimentos do estado. Então, toda a questão alimentar, a compra de alimentos, a distribuição, a SAF vai fazer. E a Sasc vai indicar as pessoas, entidades que devem receber, os que realmente necessitam”, frisou a gestora.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Para a secretária da SAF, essa parceria é importante por ajudar os feirantes a venderem os produtos e por contribuir no combate à fome no Piauí.

“O excedente de produtos que sobram na feira, que são produtos não perecíveis e que podem ser distribuídos, nós encaminhamos para as comunidades ou para as instituições que são vinculadas à Sasc. Esse é o nosso trabalho em parceria de cuidar das pessoas e de fazer um trabalho que permita combater a fome no estado do Piauí”, citou Rejane Tavares.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas