Maranhão em Foco

Operação “Véu de Maquiavel”: Gaeco investiga quadrilha por lavagem de dinheiro

No total, foram executados 34 mandados de busca e apreensão, emitidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

10 de agosto de 2023 às 11:21
3 min de leitura

O Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deu início à operação "Véu de Maquiavel", na manhã desta quinta-feira (10/08), nos municípios de São Luís e Palmeirândia.

Operação “Véu de Maquiavel” - Foto: Divulgação/ Gaeco-MA

O objetivo da ação é desmantelar uma organização criminosa sob investigação por supostos crimes de lavagem de dinheiro, peculato e formação de quadrilha.

Nessa fase da operação, estão sendo investigados vereadores, funcionários públicos e outras pessoas físicas e jurídicas que estão, direta ou indiretamente, envolvidas no desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares da Câmara Municipal de São Luís, por meio de entidades sem fins lucrativos.

No total, estão sendo executados 34 mandados de busca e apreensão, emitidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que contribui com o suporte operacional na execução dos mandados, mobilizando agentes de diferentes estados, viaturas e uma aeronave.

Operação “Véu de Maquiavel” - Foto: Divulgação/ Gaeco-MA

Essa colaboração entre o Gaeco e a PRF segue a parceria estabelecida na recente Operação Hades, realizada na última terça-feira (08/08).

A operação é conduzida por promotores de justiça dos núcleos do Gaeco em São Luís, Imperatriz e Timon, em conjunto com a Polícia Civil do Maranhão, incluindo o 1º Deccor de São Luís, o 1º Deccor de Imperatriz e o 1º Deccor de Timon.

Além disso, promotores de várias comarcas do estado também participam da ação, visando a cooperação e a coordenação entre diferentes regiões.

Véu de Maquiavel

O nome "Véu de Maquiavel" é uma referência ao renomado filósofo renascentista Maquiavel, conhecido por suas reflexões sobre engano e manipulação.

O nome da operação foi escolhido com a intenção de desvelar, por meio das buscas e apreensões, as artimanhas e a dissimulação em torno do suposto uso indevido de recursos parlamentares.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas