Geral

Vacina 100% brasileira está em fase final de desenvolvimento, diz Fiocruz

A previsão é de que os primeiros lotes sejam entregues em fevereiro ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

29 de janeiro de 2022 às 13:12
1 min de leitura

A vacina da AstraZeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com todos os insumos produzidos no Brasil, está em fase final de desenvolvimento. Segundo a Fiocruz, a previsão é de que os primeiros lotes sejam entregues em fevereiro ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

O imunizante é resultado de um contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) enviado pela China. No entanto, atrasos na entrega do IFA evidenciaram a importância de se produzir o ingrediente no Brasil.

Envase de IFA Bio-Manguinhos / Fiocruz

O contrato previa que as equipes da Fiocruz adquirissem o conhecimento necessário para produzir no Brasil o IFA, principal insumo da vacina. A fundação montou as estruturas de produção e realizou testes até iniciar a produção do IFA. Após atrasos no cronograma, a Fiocruz está finalmente concluindo o processo de desenvolvimento da vacina totalmente nacional.

Feito o controle de qualidade e atestada a garantia da segurança e eficácia, conforme o previsto e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os frascos são preparados e enviados ao Ministério da Saúde, que faz a distribuição em acordo com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas