Geral

Tradicional Procissão das Sanfonas celebra Luiz Gonzaga e atrai centenas de pessoas

Edição deste ano também homenageou o centenário de Carmélia Alves, a rainha do Baião.

02 de agosto de 2023 às 20:38
3 min de leitura

A tradicional Procissão das Sanfonas reuniu centenas de pessoas nesta quarta-feira (2), no Centro de Teresina. O evento, que completa 15 anos, celebrou a memória dos 34 anos de morte de Luiz Gonzaga e o centenário de Carmélia Alves, rei e rainha do baião.

Procissão das safonas - Foto: Fábio Wellington

De acordo com o professor Wilson Seraine, organizador do evento, destacou a importância da tradição e contou que a procissão começou com a ideia de homenagear Luiz Gonzaga.

Com uma ideia nossa e do Reginaldo Silva, a gente criou uma maneira diferente de homenagear Luiz Gonzaga, no seu falecimento. Nós temos já a missa de Santa Luzia, em homenagem ao nascimento (do rei do baião), que é no dia 13 de dezembro em homenagem ao nascimento. Como Gonzaga gostava de festa e no seu próprio velório tinha dezenas de sanfoneiros, a gente resolveu fazer a procissão da sanfona de Teresina. Começou muito pequenininho, depois foi crescendo, e hoje está aqui na sua 15ª edição”, disse Seraine.

A procissão artística iniciou com a concentração na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, onde foi celebrado a missa e a benção das sanfonas. Em seguida, percurso seguiu pela rua Simplício Mendes, no centro comercial, até a o Museu do Piauí, na Praça da Bandeira, onde houve uma apresentação dos sanfoneiros.

Procissão das safonas - Foto: Fábio Wellington

O padre Antônio Cruz, relatou com um sorriso estampado no rosto que o momento era de muita alegria e “divino”.“A música se eleva, o coração acelera, as emoções afloram, e os pés se fincam no chão”, disse.

Dona Maria das Neves, sanfoneira que participava da procissão, contou que não sabia explicar o tamanho da emoção de participar do evento. Segundo ela, o momento a fazia sentir saudades da sua terra e de seu povo, mas estava muito feliz em estar em Teresina.

Leo Xenhenhem, falou sobre a homenagem a Luiz Gonzaga, destacando o Rei do Baião como uma referência da “verdadeira arte”, que tem o poder de fazer as pessoas se sentirem melhor quando o escutam.

Procissão das safonas - Foto: Fábio Wellington

“Aqui está reunindo vários sanfoneiros,de todas as localidades, de vários municípios. Tem gente aqui de 200 km de distância, que vieram prestigiar esse momento de colocar Luiz Gonzaga no seu devido lugar; na verdade reconhecer que Luiz Gonzaga é essa grande referência, a sanfona, a música que ele fez e a gente admira”, disse.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas