Geral

TCU abre investigação para apurar irregularidades no Enem

O procedimento foi aberto após pedido de deputados da oposição que se reuniram com a presidente da corte, Ana Arraes, na terça-feira (16).

19 de novembro de 2021 às 12:39
1 min de leitura

Na semana da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Tribunal de Contas da União (TCU) abre um procedimento para apurar denúncias em relação à gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização da prova. O procedimento foi aberto após pedido de deputados da oposição que se reuniram com a presidente da corte, Ana Arraes, na terça-feira (16).

Provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)Divulgação


Nesta quinta-feira (18), tanto Câmara quanto o Senado formaram grupos de trabalho para a apurar as denúncias de possíveis irregularidades e interferências do governo no Enem após a demissão de 37 servidores do órgão. Na última segunda-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro disse que as perguntas do Enem "começam agora a ter a cara do governo".

Oficialmente, a apuração será sobre “possíveis irregularidades na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, especialmente acerca de fragilidade técnica e administrativa relacionadas às interferências na gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”.

Os servidores exonerados prestarão depoimentos para esclarecer, de fato, se houve intromissão no governo na elaboração das questões. O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, nega interferência.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas