Geral

Servidores da segurança pública protestam contra PEC da Reforma Administrativa

A proposta restringe a estabilidade no serviço público a carreiras típicas de Estado

23 de junho de 2021 às 15:06
2 min de leitura

Policiais de diversas linhas realizaram uma manifestação conjunta na manhã desta quarta-feira (23) em Teresina contra a PEC 32 da Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional. O ato foi realizado na frente da superintendência da PRF, na Avenida João XXIII. As categorias questionam pontos do texto como o fim da estabilidade e das promoções por tempo de serviço, além de mudanças nas formas de contratação no serviço público.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Penais (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, a aprovação da PEC 32 podeprejudicar todo o meio jurídico do serviço público, inclusive trazendo danos a sociedade.“É uma PEC muito maléfica ao Brasil e que atinge frontalmente os trabalhadores, principalmente os concursados, que tem estabilidade. A gente vem cobrando dos nossos políticos que não votem a favor de uma PEC como essa, que retrocedem varias conquistas sociais, dentre elas a estabilidade, abre o precedente para o empresariado entrar com uma privatização. Quem perde com tudo isso é a sociedade", destacou.

Participaram do ato o Sinpoljuspi, os delegados da Polícia Civil (Sindepol), Policiais Federais e outras entidades. Além da PEC da Reforma Administrativa, as categorias também chamaram atenção para outras pautas locais da segurança pública em Teresina.

Muitos dos envolvidos na manifestação alegavam que a decisão tornaria a policia de Estado em uma polícia de governo, de modo a prejudicar investigações de casos de corrupção.

Novas regras

A PEC

A proposta de emenda à Constituição que trata da reforma administrativa teve sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania no fim de maio. Entre os pontos polêmicos, o texto restringe a estabilidade no serviço público e cria novos tipos de vínculos com o Estado. A PEC também permite a contratação de pessoal com vínculo por prazo determinado, com recursos próprios de custeio, além de limitar uma série de vantagens do funcionalismo público no Brasil.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas