Geral

Secretaria dos Esportes convoca prefeitos para aderirem aos JEPIs 2024

Etapa regional dos jogos será realizada de 25 de abril a 16 de junho nas cidades sedes dos pólos.

16 de fevereiro de 2024 às 17:37
4 min de leitura

A Secretaria dos Esportes do Estado (Secepi) iniciou, nesta sexta-feira(16), a convocação dos prefeitos dos 224 municípios piauienses a aderirem à realização dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e às Paralimpíadas Escolares Piauienses 2024. A etapa regional dos jogos será realizada de 25 de abril a 16 de junho nas cidades sedes dos pólos.

Secretaria convoca prefeitos - Foto: Ascom

Os JEPIs são realizados pela Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). O evento tem a participação de estudantes-atletas matriculados nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino, incluindo pessoas com deficiência. Eles disputam em competições escolares classificatórias em diversas modalidades que são prerrogativas para a participação na etapa estadual.

De acordo com a secretária Josiene Campelo, os Jogos Escolares Piauienses são uma tradição no cenário esportivo do estado. "Essa etapa municipal é o primeiro passo para a consagração dos campeões que representarão suas cidades na fase estadual. É com grande entusiasmo, que convidamos os gestores municipais a apoiarem e participarem ativamente da etapa municipal dos jogos. Este evento esportivo, que celebra a juventude e o espírito competitivo, é uma oportunidade única para promover a saúde, a integração e o talento dos nossos jovens atletas”, destacou.

O torneio terá disputas interclasses em escolas de 12 polos de ensino, alcançando os 224 municípios do Piauí. Os melhores colocados, aqueles que alcançarem índices classificatórios, participarão da etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) previsto para acontecer no mês de novembro, em São Paulo.

Ampliação dos JEPIs em 2024

Para 2024, a Secepi ampliou o alcance dos jogos com relação ao ano passado, visando otimizar a participação e engajamento dos estudantes. Neste ano, houve a inclusão de quatro novas modalidades: esgrima, tiro com arco, triathlon e natação em águas abertas.

Também houve um aumento no número de municípios e pólos, passando de cinco para sete e no número de vagas para a participação nas Paralimpíadas Escolares. Em 2023 foram 69 atletas em duas modalidades, atletismo e natação, já em 2024, serão 130 em 4 modalidades, atletismo, natação, bocha e badminton.

Josiene Campelo chama a atenção para importância da adesão dos municípios aos JEPIs. “O reconhecido sucesso deste evento só é possível com a estreita parceria e colaboração dos municípios durante todo o processo, desde a organização das seletivas municipais até a participação na etapa estadual. Por isso, contamos com a colaboração dos municípios, de modo que haja o alinhamento necessário para a realização dos Jogos Escolares Piauienses 2024”, enfatizou a secretária.

O prazo para a assinatura do Termo de Adesão será até o dia 15 de março. Para ter acesso ao documento, os representantes dos municípios devem acessar o site da Secepi, noportal.pi.gov.br/secepi e clicar no link no Termo de Adesão para os Jogos Escolares Piauienses 2024 (JEPIs).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas