Geral

SASC promove ações pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans

Segundo a superintendente, Sônia Terra, o principal objetivo é alinhar ações com as demais secretarias voltadas para esse público.

28 de janeiro de 2023 às 11:13
4 min de leitura

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos, realiza a Semana Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais. O evento é em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e conta com uma programação que envolve as Secretarias de Estado da Justiça, da Educação, da Saúde, da Segurança Pública e das Mulheres.

Secretaria realiza ações no PiauíGoverno do Piauí

De acordo com Sônia Terra, superintendente de Direitos Humanos da Sasc, o principal objetivo da Semana Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais é alinhar ações com as demais secretarias voltadas para esse público.

“Nesse início de governo é fundamental dar visibilidade, sobretudo, a esse compromisso do governador Rafael Fonteles e da nossa secretária Regina Sousa, no sentido de que precisamos perpassar por todas as secretarias e órgãos governamentais com ações que pensem políticas públicas específicas para esse segmento”, disse.

A diretora de Direitos da População LGBTQIA+ da Sasc, Joseane Borges, ressalta que as ações em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans ocorrem em todo o país.

“Este ano, como estamos no início da gestão, realizamos visitas técnicas para que possamos formalizar essa parceria com os novos gestores e levar nossa principal pauta, que é a luta contra a LGBTfobia no Piauí e, principalmente, fomentar essa parceria com as outras pastas”.

Joseane Borges lembra os índices de mortes por transfobia e ressalta que políticas públicas voltadas para esse público são a principal forma de combater essa violência.

“Nós sabemos que o Brasil é o país mais transfóbico do mundo, por 14 anos estamos no topo como o país que mais mata transexuais, pessoas que são mortas pelo simples fato de existir”, ressaltou a diretora.

Ela cita ainda algumas ações que já estão em andamento e que serão realizadas em parcerias com outros órgãos do Estado.

“Queremos fortalecer as ações que já existem e as novas ações para os próximos quatro anos. Vamos elaborar um relatório de 100 dias, visando fomentar as políticas públicas para a população trans. Na saúde buscamos, por exemplo, a ampliação do ambulatório Trans, que trata especificamente da saúde integral da população de travestis e transexuais; na educação temos também uma série de projetos, mas um dos principais alavancadores dessa nova gestão é levar o projeto ‘Respeitar é Preciso’ para as escolas, trabalhando com todo o corpo educacional atividades que incitem a não violência para esse público; na área da Segurança Pública também tivemos um grande ganho, que foi a criação da coordenação de proteção à população LGBT”, relatou Joseane Borges.

DIA DA VISIBILIDADE TRANS

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi criado em 2009, em memória ao 29 de janeiro de 2004, quando travestis e transexuais foram a Brasília para o lançamento da campanha “Travesti e respeito”, solicitando projetos e ações que favorecessem essa população.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas